Obra de infraestrutura interligará comunidades da zona Norte

Por Prefeitura de Manaus

04/06/2013 14h39

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou as obras de implantação de 20 metros de galeria tubular e drenagem pluvial nas ruas Jericó, bairro Jesus me Deu, e Castanheiras, na Comunidade Santa Marta, ambas na zona Norte. Além de solucionar a vazão de águas, a obra vai interligar as duas ruas. A área é cortada por um dos braços do Igarapé do Passarinho que, na época das fortes chuvas, alagava e dificultava a vida dos moradores.

Para acelerar o processo, a prefeitura executa a obra por meio de sistema de colocação dos blocos. Desta maneira, a tubulação de concreto é assentada ao mesmo tempo em que a rua é aberta pelos operários. Com 3 metros de largura por 2,5 metros de altura, as novas galerias aumentarão a capacidade de escoamento das águas em até três vezes.

No local também estão sendo executados serviços de drenagem profunda, contenção de rip rap e o desassoreamento do leito do igarapé. Para o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, a prefeitura une competência e agilidade para oferecer resultados rápidos e eficazes para a população.

“Os sistemas ágeis de construção fazem parte das nossas obras de verão e trazem rapidez na edificação dos serviços. Conforme a rua vai sendo aberta, as peças pré-moldadas são assentadas. São ações rápidas e ao mesmo tempo eficazes. Depois desta etapa, basta cobrir com concreto e aplicar camada asfáltica”, explica Hissa Abrahão.

Os moradores das duas comunidades estão satisfeitos com a ação. Além de terem um trecho novo de rua, onde veículos de passeio e transportes coletivos circularão, eles têm esperanças de que até a criminalidade diminua – uma vez que a construção da galeria favorecerá a entrada dos carros da polícia no local. A obra também dará fim aos becos e vielas por onde criminosos fugiam.

“Estamos felizes porque seremos beneficiados com novas rotas de ônibus. Outra coisa que nos deixa contentes é que até segurança essa obra vai nos trazer. Sabemos que moramos em um local onde a criminalidade é muito grande e esse trecho era perigoso, porque dava rapidez na fuga dos bandidos. Quando a obra estiver concluída, vai ser difícil correr e se esconder da polícia”, relatou o presidente da Associação dos Moradores do Jesus me Deu, Sidney Ribeiro.

Trabalham no local 12 homens, com o auxílio de máquinas pesadas. A obra tem previsão para ser concluída em 40 dias. Após a conclusão do assentamento das galerias, as duas ruas estarão aptas para receber pavimentação e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Assessoria de Comunicação da Seminf
(92) 3642-3064