Novo camelódromo provisório será entregue até o fim do mês
25/03/2014 16h17

Como parte do processo de revitalização do Centro Histórico, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está construindo uma nova galeria para abrigar 160 bancas de camelôs e quatro lanchonetes. O quarto camelódromo provisório, localizado também na Avenida Floriano Peixoto, Centro, está recebendo os últimos reparos e deve ser entregue ainda este mês.
No local já foram concluídos os serviços de asfaltamento e cobertura, com sete tendas de 10x10m de medida. A instalação elétrica do local para utilização de tomadas, ventiladores industriais, bebedores e lâmpadas, será iniciada na noite desta terça-feira (25). Além da avenida Floriano Peixoto, o local será acessível também pela avenida Joaquim Nabuco. Para isso, o muro dos fundos dará lugar a uma escada de 10x2m, que deve ser concluída na próxima quarta-feira (26).
Após esses serviços de infraestrutura, serão feitos os acabamentos como a pintura interna, a recuperação da fachada do local e os últimos reparos nos banheiros. Os trabalhos devem terminar até o final do mês de março.
O secretario municipal do Centro, Rafael Assayag, explicou que no primeiro momento serão transferidos para o espaço os trabalhadores que se cadastraram após a data prevista. De acordo com ele, essas pessoas não haviam sido localizadas em tempo hábil e por isso, não foram incorporadas nos primeiros três camelódromos.
No segundo estágio, serão alocados os proprietários de lanches que por questão de estrutura, não se adequaram nos espaços já existentes, assim como algumas bancas serão remanejadas para o novo endereço com o intuito de tornar mais confortável os três pontos que já estão em pleno funcionamento na avenida Epaminondas, na avenida Floriano Peixoto e na rua Miranda Leão.
“A medida tem como finalidade corrigir algumas situações que foram conversadas com a categoria. A falta de espaço entre as bancas foi a principal delas e foi para corrigir esse problema que estamos entregando para eles mais um camelódromo. Isso vai melhorar o funcionamento dos espaços já constituídos assim como a relação entre eles”, declarou Rafael Assayag.
Obras continuam em ritmo acelerado
Desde o dia primeiro de março, as equipes da Seminf realizam os trabalhos emergenciais nas duas galerias populares definitivas localizadas no Centro e a do Shopping T4, localizada na zona Leste, para onde serão realocados definitivamente os vendedores que trabalhavam nas avenidas Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro e Praça da Matriz, no Centro.
A Galeria Espírito Santo, localizada na esquina das ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, possui aproximadamente três mil metros quadrados e capacidade para 326 boxes. Já a Galeria dos Remédios, na avenida Miranda Leão, possui cinco mil metros quadrados de área para abrigar 361 ambulantes.
A terceira Galeria será o Shopping T4, com área de 18 mil metros quadrados para abrigar 700 microempresários, localizado na avenida Camapuã, entre o Terminal de Integração do Jorge Teixeira e a Bola do Produtor. O shopping oferecerá 300 vagas de estacionamento. Além de box padronizado para cada trabalhador, os locais contarão também com praça de alimentação, banheiros, energia elétrica e água potável, além de diversos serviços públicos e bancários.
Os microempreendedores instalados nos camelódromos provisórios aguardam a conclusão das obras das Galerias Populares. Rosilane Barbosa, 35, que trabalha no ramo há 10 anos, está confiante e ansiosa para começar a trabalhar na Galeria Popular do Shopping T4. “Eu trabalhava na Praça da Matriz e vendia muito bem, mas acredito que quando eu for para a zona Leste o lucro vai melhorar”, disse a microempreendedora.
Reportagem: Polyana Brelaz (Seminf) / Leonardo Fierro
FOTOS: Alexandre Fonseca /Seminf