Mutirão de saúde da Prefeitura atende moradores do bairro Petrópolis

Por Prefeitura de Manaus

04/09/2015 15h42

Icone audio

mutiraosaude (2)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou nesta sexta-feira, 4, do Dia “D” de Cidadania e Saúde promovido na Escola Estadual Tiradentes, localizada na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona Sul. Por meio de profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), a Semsa ofereceu serviços de atendimento médico com clínico geral e pediatra, ações de imunização, atividades educativas sobre saúde bucal, distribuição de kits odontológicos (escova, creme e fio dental), além de palestras sobre hipertensão arterial, diabetes, prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a Semsa participa periodicamente de eventos promovidos por escolas e entidades comunitárias, buscando atender as solicitações de acordo com a disponibilidade de profissionais e serviços de saúde. Em média, são realizados mais de 300 atendimentos em cada ação.

 

A gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Nascimento, ressaltou que ações desse tipo são também oportunidades de realizar atividades de promoção à saúde e prevenção às doenças, sendo um momento onde é possível orientar as pessoas sobre como devem cuidar da própria saúde. “Nas palestras de saúde bucal, por exemplo, é possível ensinar crianças e adultos sobre a forma correta de utilizar a escova de dente e o fio dental. Além disso, os profissionais de saúde podem encaminhar os pacientes para os demais serviços da rede municipal, dependendo de cada situação identificada”, ressaltou a gerente.

 

Já a Escola Estadual Tiradentes organizou a oferta de serviços de emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade e de carteira de trabalho, orientação jurídica, massagem e limpeza de pele para a comunidade.

 

A dona de casa Suzana Lúcia dos Santos Silva, moradora do bairro Japiim, aproveitou o mutirão de saúde para procurar atendimento para os três filhos. “A ação na escola é mais uma oportunidade para fazer a consulta com o médico pediatra, pois é difícil encontrar tempo na nossa rotina corrida do dia a dia. E também aproveitei para atualizar o cartão de vacina”, informou Suzana Silva.

 

Foram disponibilizadas, também, vacinas contra febre amarela, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. Houve ainda aferição de pressão arterial e atendimento odontológico com uma Unidade Móvel de Saúde Bucal, que atendeu a população com ações de profilaxia (limpeza e aplicação de flúor), tartarectomia (limpeza de tártaro) e restauração.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Fotos: Assessoria  / Semsa

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315