Municipíadas tem provas de atletismo e tênis de mesa na Vila Olímpica
24/09/2015 16h15

A 18ª edição das Municipíadas retomou as competições nesta quinta-feira, 24, com as provas de atletismo e tênis de mesa, na Vila Olímpica de Manaus. Na pista principal do atletismo, cerca de 150 estudantes competiram nas finais dos 100, 200 e 400 metros, além do revezamento, salto em distância e arremesso de peso, nas categorias infantil (até 14 anos) e juvenil (até 17 anos).
Com apenas três dias de treinamento, a aluna Débora Celina Silva, de 14 anos, da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, localizada no bairro Val Paraíso, disputou a decisão do arremesso de peso e ficou com a segunda colocação ao lançar a bola de três quilos a uma distância de mais de dez metros. Ela chegou a ficar na primeira posição nas parciais, mas acabou ficando com o vice. Resultado que não tirou a alegria da atleta.
“Existe um projeto na escola que quer levar alunos para as olimpíadas. Aí eu fiz o teste para participar do arremesso de peso. Na verdade, eu fiz o teste de última hora, só treinei três dias com uma bola de arremesso, mas de dois quilos. O segundo lugar está ótimo. Eu pretendo continuar no esporte”, afirmou.
Tênis de mesa
Na quadra de alto rendimento de tênis de mesa da Vila Olímpica foi realizada a fase de mata-mata da modalidade nas Municipíadas, começando nas oitavas de final até a decisão. As seis mesas oficiais foram ocupadas paras as disputas do infantil e juvenil tanto masculino quanto feminino.
Os jogos tinham até cinco sets de 11 pontos. O mesatenista que fizesse três sets de diferença fechava o jogo. Com um saque “venenoso” e precisão nos cortes, Ivanclei Vieira, 14, foi a grande surpresa da competição. Ele vencia os adversários com facilidade. Na semifinal, por exemplo, bateu em menos de dez minutos o seu oponente, fechando o jogo em três sets a zero.
Mesmo com tanta desenvoltura no esporte, o garoto diz que também é apaixonado por futebol e que gosta de maneira igual das duas competições. Como o tênis de mesa é menos procurado que o futebol, ele quer focar o desenvolvimento com as raquetes. “Comecei a jogar na escola há pouco tempo. Gostei do esporte e meu pai me deu uma raquete de presente. Agora estou aqui ganhando”, disse.
A educadora física Aline Nascimento, que coordena os jogos de tênis de mesa das Municipíadas, lembrou que a competição atiça a euforia dos participantes, mas que o foco principal é usar o esporte como ferramenta para desenvolver o aluno.
“A competição tem o intuito da integração dos alunos. Então, trabalhamos vários valores de respeito, de excelência, de dedicação por meio do esporte. Tem a competição, mas não é o foco principal. O importante é a integração dos alunos”, explicou, destacando que todo o espaço físico para a competição foi cedida pela Vila Olímpica. “Toda a parte estrutural é da Vila Olímpica, agora os equipamentos dos atletas são cedidos pela secretaria. Alguns deles têm sua própria raquete”, completou.
Vencedores de tênis de mesa feminino e masculino
Tênis de mesa infantil feminino:
1. Bianca Silva – Escola Municipal (EM) Roberto Vieira
2. Ana Ferreira – EM Roberto Vieira
3. Lívia Medeiros – EM Raul Veiga
Juvenil Feminino
1. Neidiane Dias – EM Raul Veiga
2. Luana Pereira – EM Aristóteles Alencar
3. Jade Damasceno – EM José Garcia
Tênis de mesa juvenil masculino
1. Ivanclei Vieira – EM João Queiroz
2. João Macena – EM Roberto Vieira
3. Darlison Reni – EM Francisca Pereira
Infantil masculino
1. Diogo Oliveira- EM Eliana Lúcia
2. João Oliveira – EM Francisco Guedes
3. Fábio Araújo – EM João Paulo
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054