“Medição e vazante do Rio Negro” é tema de palestra de abertura na Semana Municipal de Defesa Civil
13/10/2015 15h22

Começou nesta terça-feira, 13, a Semana Municipal de Defesa Civil. A abertura do evento, na sede da Casa Militar, na Compensa, zona Oeste, contou com convidados e especialistas e a divulgação de uma extensa programação que envolve a distribuição de informativos sobre o tema, orientação sobre medidas de riscos e prevenção, atividades lúdicas, treinamento e simulação de ocorrências.
O primeiro dia da Semana Municipal de Defesa Civil é também o Dia Internacional para a Redução de Desastres (13 de outubro). O engenheiro do Porto de Manaus, Valderino Pereira deu início às atividades com palestra sobre o tema “Medição do Nível do Rio Negro e Vazante”. Nos últimos quatro dias, o rio desceu em média 1,46 metros, número nunca registrado em suas medições. Apesar dos dados, para Valderino, ainda é cedo para se falar de uma vazante histórica ou não, mas os dados necessitam ser acompanhados e são eles que ajudam no trabalho de prevenção realizado pela Defesa Civil.
A programação seguiu com o tema “Cheia do Rio Negro”, apresentado pelo representante do Centro de Proteção de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Hertz Rebelo, e com “Mudanças Climáticas”, ministrada por Ricardo Dallarosa, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
O objetivo de evento, que segue até o dia 20, é alertar a população sobre a importância de medidas de prevenção. “Vamos trabalhar a prevenção junto à população. Não há como um trabalho desse ser feito sem a ajuda da comunidade, que ajuda principalmente no repasse de informações. A programação conta com um conjunto de atividades de Defesa Civil que são realizadas durante o ano inteiro, mas nessa semana são intensificadas”, explicou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Aníbal Gomes.
Além das palestras, a Defesa Civil vai realizar, nesta quarta-feira, 14, treinamento de primeiros-socorros na comunidade Santa Maria do Rio Negro, localizada a 60 km da zona urbana. Também está na programação um treinamento com simulação para a evacuação da Escola Municipal Raimundo Nonato, no bairro Santo Antônio, zona Oeste. No Mauazinho, zona Leste, a programação será de orientação e distribuição de informativo, no dia 15 de outubro.
Em parceria com o Consulado Japonês, a comunidade Nova Cannã do Aruaru ganhará um poço artesiano (16 de outubro). No dia seguinte (17 de outubro) haverá orientações sobre riscos e prevenções, com atividades lúdicas e exposições. Encerram a programação ação de assistência humanitária no Rio Amazonas (19 de outubro) e na terça-feira (20 de outubro) as palestras do “Construindo Cidades”.
Além de representantes da Defesa Civil de Manaus e do Estado, participaram representantes de Presidente Figueiredo, a vice-cônsul do Japão Akiko Kikuchi, especialistas do CPRM, Sipam, Porto de Manaus, voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), indígenas e a fanfarra do grupo de escoteiro Desbravadores.
Fotos: Marcio James
Assessoria de Comunicação da Casa Militar/ Defesa Civil de Manaus: 92 3625-7288