Manipuladoras de alimentação das escolas municipais passam por treinamento
28/06/2016 16h59

Aproximadamente 950 manipuladoras de alimentos que atuam nas escolas da rede municipal de ensino iniciaram, nesta terça-feira, 28, o Treinamento de Manipuladoras de Alimentação Escolar. O curso acontece até esta sexta-feira, 1º, e terá a participação de profissionais terceirizados e servidores das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O material didático utilizado será o Manual de Boas Práticas do Manipulador da Alimentação Escolar, elaborado pela equipe de nutricionistas da Gerência de Controle de Qualidade da secretaria. A meta é orientar gestores, supervisores e executores (manipuladores de alimentos), sobre as condições que devem ser observadas para garantir a segurança alimentar, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e a melhoria do rendimento escolar.
O gerente de Controle de Qualidade da Semed, Eugênio Coutinho Neto, disse que o curso busca aperfeiçoar o conhecimento das manipuladoras de alimentação escolar, principalmente tendo como novidade o reaproveitamento dos alimentos de forma mais saudável e possa ajudar no cardápio das escolas.
“Esse treinamento visa orientar sobre o reaproveitamento dos alimentos. Fizemos um estudo e percebemos que alguns produtos agrícolas não estavam sendo aproveitados, como a casca da banana, a casca da batata, bem como, armazenar corretamente os legumes, entre outros itens”, explicou.
Coutinho explicou, ainda, que a ideia é evitar o desperdício com relação a alimentação e ter produtos mais nutritivos. “Como a farinha da banana, o reaproveitamento da batata assada e um número maior de opções dentro do cardápio”, orientou.
DDZ Sul
Com 68 escolas municipais, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul foi a primeira que recebeu a equipe de nutricionistas da Semed para o treinamento de qualificação para 110 manipuladoras. Para a supervisora da merenda escolar da DDZ, Danielle Almeida dos Santos, o encontro só vai reforçar as pessoas que trabalham no preparo da merenda escolar.
“Agora, as manipuladoras vão poder adequar melhor suas atividades. Por esse manual, elas vão ter melhores práticas como um todo, desde o recebimento do alimento até sua manipulação. Com esse curso, elas vão poder aproveitar os alimentos e melhorar até o rendimento escolar dos alunos, ou seja, os estudantes bem alimentados vão aprender melhor”, avaliou.
O nutricionista Helder Ehm Maia, da Gerência de Controle de Qualidade da secretaria, apresentou o manual e disse ser fundamental que todos acompanhem as dicas e recomendações do guia para produzir uma alimentação saudável e nutritiva.
“O manual é todo voltado na legislação que rege toda parte de manipulação de alimento. Estamos ministrando esse curso para as pessoas produzirem alimentos de boa qualidade e ter todas as orientações sobre isso, como ter o cuidado com as mãos, os utensílios e equipamentos utilizados tem que fazer toda a higienização para não existir a contaminação e depois causar danos a saúde dos alunos”.
Há seis anos trabalhando como manipuladora, a servidora Delma da Silva Bindá, da Escola Municipal Nazira Chama Daou, no bairro Educandos, zona Sul, disse que a maioria das informações do manual já é praticada na escola e que aprendeu muito sobre o reaproveitamento dos alimentos.
“É um trabalho que precisa ter a formação em equipe, a higiene e a manipulação dos alimentos, de como devemos praticar em nosso trabalho. Nós aprendemos aqui sobre a importância da conservação dos alimentos e a manipulação, pois precisamos aproveitar o que pode ser utilizado para outras finalidades”, disse.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: Rodemarques Abreu / Semcom
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188/ 98155-1491/ 98124-2626