Manaus sedia seminário regional de apoio à implementação de políticas públicas de atenção à saúde da criança
21/10/2015 18h24

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizam, pela primeira vez em Manaus, até esta quinta-feira (22), o Seminário Macrorregional de Apoio à Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
O evento reúne atores – médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde – e gestores para discutir e propor estratégias concretas de implementação a portaria ministerial 1.130, de 5 de agosto de 2015, que prevê a promoção e a proteção da saúde da criança no Sistema Único de Saúde (SUS).
A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira (21), no hotel Blue Three, Adrianópolis, para um público de aproximadamente 200 pessoas dos Estados do Norte do País e do Maranhão. O representante do MS, Paulo Vicente Bonilha Almeida, comandou a solenidade, que contou com a subsecretária municipal de Gestão em Saúde de Manaus, Lubélia Sá Freire, além dos secretários de Estado de Saúde do Amazonas, Pedro Elias, e do Acre, Francisco Armando de Figueirêdo Melo, além de representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Unicef, Opas e Pastoral da Criança.
Além da apresentação do PNAISC, os gestores discutem os sete eixos estratégicos que orientam e qualificam ações e serviços, sendo eles a atenção humanizada à gestação, parto-nascimento e ao recém-nascido; aleitamento materno e alimentação complementar saudável; desenvolvimento integral da primeira infância; cuidados à crianças com agravos prevalentes e doenças crônicas; prevenção de violências, acidentes e promoção da cultura de paz; cuidados à criança com deficiências ou em situações de vulnerabilidades; e prevenção do óbito infantil.
“Temos muita satisfação em participar de um momento como este, especialmente porque a Prefeitura de Manaus já desenvolve ações em todos os eixos da PNAISC e vamos ter a oportunidade de fazer a troca de experiências com os colegas de outros Estados para trazer os bons exemplos aplicados à nossa realidade”, ressaltou a subsecretária Lúbelia Freire, destacando entre as realizações do município a implantação da Linha Guia Materno-Infantil.
Na esfera estadual, onde o serviço conta com sete maternidades, a principal dedicação da gestão nos trabalhos durante o seminário será a busca pelas melhores estratégias de redução da mortalidade infantil, como explicou o secretário da pasta. “No Amazonas temos uma série de peculiaridades e, apesar da redução das taxas de mortalidade, nós ainda temos um número muito expressivo de casos. Nossa dedicação é para diminuir essas taxas”, enfatizou Pedro Elias.
O evento continua nesta quinta-feira, 22, com trabalhos em grupos e duas plenárias para apresentação em síntese dos conteúdos produzidos.
Fotos: Divulgação/Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde
(Semsa):92 3236-8315