Manaus Previdência reúne servidores em palestra do programa itinerante sobre aposentadoria

Por Prefeitura de Manaus

26/11/2015 8h17

Icone audio

progitinapos (2)

 

Viajar para a cidade natal de Cruzeiro do Sul, no Acre, vai ser a primeira providência a ser tomada pela auxiliar administrativa Maria Sueli Costa, 62, ao se aposentar. Ela foi uma dos pré-aposentados que participaram da última edição do ano do programa Manausprev Itinerante, realizada na tarde desta quarta-feira, 25, na sede da Manaus Previdência.

 

A palestra reuniu servidores de quatro órgãos municipais: Procuradoria Geral, Casa Civil, Limpeza Urbana e Finanças, assim como alguns colaboradores da própria previdência municipal. “Essas informações no período que antecede a solicitação de aposentadoria são de extrema importância para esclarecer os servidores antes da formalização do processo”, explica a gerente de Previdência e palestrante, Daniela Benayon. “Os auxilia a conhecer antecipadamente seus direitos”, complementa.

 

Foi com essa expectativa que Sueli participou do encontro, que reuniu mais de 30 pessoas. Com 34 anos de serviço na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sueli já tem idade e tempo de serviço para se aposentar. Depois da palestra, decidiu que vai entrar com o processo no início de 2016. “O que tinha que acontecer, já aconteceu. Agradeço a Deus por nunca ter saído da Prefeitura. Foi meu primeiro e único emprego. Vou me preparar psicologicamente para esse momento. Afinal, minha rotina vai mudar toda, e isso é um choque”, revela.

 

Daniela Benayon lembra da importância de se estar bem orientado sobre o assunto, devido a impossibilidade de algumas correções, por parte do servidor, após a publicação da aposentadoria. Enquadramentos e progressões são exemplos desses casos, pois só podem acontecer enquanto o servidor estiver em atividade. “Para evitar prejuízos e transtornos ao colaborador, incluindo a definição por uma regra de aposentadoria ideal, orientamos para que o processo seja correto desde o início”, diz a gerente.

 

Educação previdenciária

O Manausprev Itinerante leva a educação previdenciária aos servidores de todos os órgãos do Executivo Municipal, além do Legislativo da mesma esfera.  Por meio de palestras e oficinas, técnicos da Manaus Previdência explicam a legislação previdenciária e habilitam os servidores que atuam nos setores de recursos humanos das secretarias para o uso do Sisprev, sistema que abriga o cadastro de todos os segurados, ex-segurados, dependentes e ex-servidores, utilizado para o cálculo e a concessão dos benefícios previdenciários, bem como para emissão de simulações de aposentadoria e Certidões de Tempo de Contribuição. O Sisprev garante aos servidores ativos acesso mais célere às informações e simulações de aposentadoria utilizando o sistema na própria secretaria onde estão lotados.

 

Com a palestra desta quarta, o programa fecha 2015 com 27 edições realizadas, atingindo um público de aproximadamente 770 servidores.

 

Texto: Marcia Claudia Senna

Fotos: Assessoria da Manaus Previdência