Manaus participa de levantamento da qualidade do atendimento em Saúde do Adolescente
09/11/2015 13h58

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal irão participar no mês de dezembro de mais uma etapa de avaliação da qualidade da atenção à Saúde do Adolescente em Manaus. O levantamento vai acontecer nas UBSs Santo Antônio (zona Oeste), Lourenço Borghi (zona Sul), Nossa Senhora de Fátima (zona Rural) e UBS Frei Valério Di Carlo (zona Norte), no período de 14 a 16 de dezembro.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que o levantamento faz parte da fase de teste de um aplicativo, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para identificar fragilidades e deficiências no atendimento ao público adolescente. “O trabalho foi coordenado pelo Ministério da Saúde e aplicado em unidades de saúde de cinco capitais: Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte, Distrito Federal e Manaus. O resultado do primeiro levantamento aconteceu no mês de junho e Manaus mostrou resultados positivos em vários aspectos”, informou Homero.
No levantamento realizado no primeiro semestre, com entrevistas de 297 gestores, membros das comunidades e com os usuários adolescentes de cinco UBSs, buscando avaliar a perspectiva do usuário e da comunidade quanto ao trabalho realizado, os percentuais indicaram a atenção com os seguintes conceitos e percentuais: em adequada (81%), eficaz (80%), acesso (73%), equidade (67%) e aceitável (61%).
As dimensões de qualidade ficaram definidas em equidade: em que todos os adolescentes, e não apenas determinados grupos, são capazes de obter os serviços de saúde de que necessitam; acesso: adolescentes são capazes de obter os serviços que são prestados; aceitável: os serviços de saúde são prestados de forma a atender as expectativas dos usuários adolescentes; adequado: os serviços de saúde que os adolescentes necessitam são fornecidos; e eficaz: os serviços de saúde adequados são fornecidos de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde e contribuem para a promoção de saúde de adolescentes.
“A partir desses resultados, as UBSs buscaram realizar um trabalho para corrigir as fragilidades do serviço, conforme apontado nas entrevistas, melhorando as ações direcionadas para o público adolescente. Na avaliação a ser realizada no mês de dezembro, poderemos observar o resultado desse trabalho”, destacou a técnica do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, Ana Cristina Dias.
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315