Manaus é uma das 12 cidades selecionadas para implantar logística correta de embalagens
02/12/2015 16h15

Manaus foi selecionada uma das 12 cidades para a fase inicial de Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 1º de dezembro. O Acordo Setorial que formata o projeto, previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi assinado no dia 25 de novembro deste ano, com o objetivo de garantir a destinação final correta das embalagens. A decisão beneficia, principalmente, a categoria de catadores de resíduos sólidos de Manaus.
Além de Manaus, os municípios de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo concentrarão as ações pioneiras dessa iniciativa.
Segundo o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, esta é uma oportunidade para a cidade de Manaus dar um exemplo de eficiência na implementação das ações previstas no acordo. “É um momento importante para Manaus, juntamente com os outros municípios envolvidos nesta primeira fase. Temos a chance de avançar e desenvolver um novo ambiente para os catadores e fabricantes em geral”, explicou.
A partir da implantação deste sistema, catadores de resíduos sólidos de Manaus deverão se beneficiar, uma vez que os fabricantes precisarão garantir a destinação final adequada de uma porcentagem grande de suas embalagens comercializadas.
A primeira fase da implantação do sistema de logística reversa terá duração de 24 meses. Ao final do período, o sistema deverá garantir a destinação final ambientalmente adequada de, pelo menos, 3.815,081 toneladas de embalagens por dia.
Já na segunda fase de expansão, novas metas quantitativas serão estabelecidas e outras cidades poderão ser escolhidas para implantar o sistema.
Embalagens
As embalagens envolvidas no Plano do Acordo Setorial, podem ser compostas de papel e papelão, plástico, alumínio, aço, vidro, ou ainda pela combinação destes materiais, como as embalagens cartonadas longa vida, por exemplo.
Logistica Reversa e PNRS
A Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Por meio desse instrumento, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de embalagens e de produtos comercializados em embalagens se comprometem a trabalhar de forma conjunta para garantir a destinação final ambientalmente das embalagens que colocam no mercado.
Catadores
O acordo contempla apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e parcerias com o comércio para a instalação de pontos de entrega voluntária. Ele também apresenta a possibilidade de celebração de acordos entre os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos municipais e as entidades signatárias.
Em Manaus, cerca de 260 catadores de resíduos recebem apoio da Prefeitura. Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) entregou sete galpões para uso de associações e já viabilizou parceria com fabricantes nacionais para qualificação e melhorias estruturais dos catadores locais.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014