Manaus disputa a sede da Liga Nacional de Volei com Brasília
28/07/2013 19h47

O secretário de Esporte e Juventude, Fabrício Lima, e o vice-presidente da Federação Amazonense de Vôlei (FAV), Paulo Egídio, anunciaram que Manaus e Brasília estão na briga para receber a fase final da Liga Nacional, que acontece em setembro deste ano. A confirmação da sede será anunciada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) até o final desta semana. O anúncio foi feito na noite de sábado, no encerramento da fase regional.
Fabrício Lima disse que todo o esforço será feito para que a grande final seja em Manaus, apesar de Bras. Entretanto, o Distrito Federal conta com uma característica forte, que é a facilidade de locomoção dos outros times. “Estamos competindo com Brasília. Mas, argumentamos que esta seria a primeira vez que Manaus receberia o evento, e chamamos atenção para as belezas da região. Pode ter certeza que tanto a Prefeitura, quanto a FAV estão trabalhando para esta conquista”, comentou Lima.
No encerramento da Liga Nacional, Fase Regional, Grupo 1, o time da casa conquistou o campeonato. O Manaus Esporte Clube/Nilton Lins protagonizou uma bela partida enfrentando a Faculdade São Lucas de Porto Velho (RO). A equipe da Prefeitura de Manaus venceu a competição após marcar três sets a zero, com parciais de 25/20, 25/20, 25/18. Ao conquistar esta etapa, o time manauara somou nove pontos e garantiu vaga para disputar a Liga Nacional 2013 Fase Final, que dá acesso à Superliga masculina da série B.
Na primeira partida, a Faculdade São Lucas abriu o placar. Mas, logo em seguida, Manaus disparou na marcação de pontos e a equipe de Porto Velho não conseguiu acompanhar. Com muita concentração, o time local, comandando pela professora Lílian Valente, fechou o placar com 63 minutos de jogo, em 25 a 20.
No segundo set, o equilíbrio da equipe Manauara voltou a se repetir e apesar do capitão da F. C São Lucas, Fernando Mendonça, mexer na estrutura do time e pedir mais atenção na defesa, o conjunto de Rondônia voltou a pecar no bloqueio e saiu da segunda partida repetindo o placar do primeiro jogo: 25 a 20.
Com o peso da responsabilidade em virar o jogo, a equipe de Rondônia entrou muito mais ansiosa para o terceiro set. Com o nervosismo, o conjunto errou passes importantes e chegou a dar de graça quatro pontos para os amazonenses, que com a saída e o bloqueio afiados, pôde facilmente derrubar o adversário por 25 a 18.
Bastante emocionada, a técnica do Manaus Esporte Clube/Nilton Lins, Lílian Valente, agradeceu a equipe por todo o esforço e afirmou que o time, agora, vai entrar num processo ainda mais rigoroso de treinos.
“Eu nunca duvidei que a gente pudesse ganhar. E o que mostramos aqui foi o resultado do que o grupo vem realizando durante esses quatro meses, que é de muito treino, dedicação e união. A equipe é forte e formada por garotos que obedecem os treinamentos, que seguem os conselhos e sabem ouvir. Estou muito feliz e a partir da próxima quarta-feira vamos aumentar a nossa carga horária de treino, pois sabemos que a Liga Nacional vai ser pedreira”, comentou a professora.
Para a Fase Nacional, Lílian revelou que a equipe terá duas substituições em quadra. No lugar do levantador Anderson Figueiredo, vai entrar Fernando Valente. E Maurício Emiliano, que passou a fase regional jogando como meia, vai para a posição de oposto, e Lucas Benzecri entra com a missão de bloquear.
“Vai ser necessário essa mudança, pois o Anderson está deixando o time de Manaus para jogar em São Paulo. Ele é um grande jogador, mas confiamos muito no trabalho do Fernando”, comentou a comandante.
Na avaliação do capitão da F.C São Lucas, Fernando Mendonça, a equipe conseguiu jogar bem durante toda a Liga, mas pecou no último jogo em alguns passes. Mesmo assim, o vice campeonato foi satisfatório. “É claro que queríamos ter vencido, mas o segundo lugar também foi bem recebido, pois nossa equipe é nova e não tem apoio de nenhuma empresa. Estamos aqui na garra e esperamos ter uma melhor participação nos outros anos”, disse o comandante da equipe, que para vir até a Manaus fez um empréstimo de sete mil reais no banco, para conseguir comprar as passagens do grupo.
Realização
A Liga Nacional fase Regional Grupo I é uma realização da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em parceria com a Federação Amazonense de Vôlei (FAV), com apoio da Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).