Manaus assina adesão ao programa federal

Por Prefeitura de Manaus

20/06/2013 0h08

Icone audio

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 19, o termo de compromisso e adesão ao S.O.S Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde para qualificar o atendimento nos grandes hospitais de urgência e emergência
nas principais cidades do Brasil, por meio da parceria entre os três
níveis de governos: federal, municipal e estadual.
Em Manaus, o programa vai beneficiar o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste, que receberá do Governo Federal o repasse de R$ 3 milhões destinados à
reforma da unidade de emergência e ampliação das áreas de Politrauma, Neurotrauma, UTI, Reanimação e Clínica Cirúrgica.
A assinatura do termo de compromisso aconteceu no auditório do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio e contou com a presença do secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, do vice-governador José Melo e do secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim.
Durante o evento, Helvécio Magalhães destacou a importância da integração do trabalho executado pelas secretarias municipais e estaduais para desafogar os serviços de urgências do país, tendo o apoio do Governo Federal. “O atendimento de urgência e emergência em saúde é uma das prioridades do Governo Federal, que busca qualificar o atendimento, reduzir o tempo de internação, ampliar o número de leitos, estimular a classificação de risco e incentivar as ações de prevenção e controle das doenças. É um conjunto de iniciativas que deve ser realizado com o apoio da Atenção Básica, responsabilidade dos municípios e da média e alta complexidade, sob responsabilidade dos governos estaduais”, explicou Helvécio Magalhães.
O S.O.S Emergências foi lançado em 2011 como parte da Rede Saúde Toda Hora e, com a inclusão do Hospital João Lúcio, vai abranger um total de 20 hospitais de grande porte, localizados em 16 capitais. A meta do Ministério da Saúde é alcançar os 40 maiores pronto- socorros brasileiros.
De acordo com o termo de compromisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai apoiar o projeto por meio de iniciativas como as equipes de atendimento domiciliar e de programas de prevenção aos acidentes de trânsito, como projeto Vida no Trânsito, apresentado no início de junho e que tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, que prevê a qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.
“O município de Manaus também vai colaborar através do fortalecimento da Atenção Básica e do trabalho realizado no controle das doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além do trabalho de imunização que previne uma série de doenças”, destacou Helvécio Magalhães, lembrando que o município de Manaus foi a primeira capital brasileira a ultrapassar os 100% da meta de vacinação contra Poliomielite.

Atenção Primária
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, lembrou
que o prefeito Arthur Neto está comprometido com o reordenamento da Atenção Primária em Saúde no município de Manaus e que pretende melhorar a qualidade do atendimento e garantir um melhor acesso da população aos serviços de saúde.
“Nesse primeiro semestre de administração, a Semsa buscou alternativas como a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em horário noturno e aos sábados, permitindo que a população trabalhadora tivesse mais uma opção de acesso aos serviços, já que sem essa alternativa as pessoas acabavam procurando os pronto-socorros. As Unidades de Saúde
também abriram espaço para o atendimento de pacientes não agendados. Todas essas iniciativas acabam impactando positivamente nos serviços de urgência e emergência porque a população não precisa procurar o pronto-socorro com demandas que podem ser resolvidas na Unidade Básica de Saúde”, assegurou Melo.
Durante a manhã desta quarta-feira, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, acompanhado do secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, e do secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, visitou a Unidade Básica de Saúde da Família – Leste 14, no bairro Tancredo Neves.
Segundo Evandro Melo, a visita foi uma oportunidade de mostrar estrutura de funcionamento das antigas “Casinhas de Saúde”, construída em 32 metros quadrados, e explicar o planejamento para a nova estrutura da Estratégia Saúde da Família. “Estamos aproveitando a ocasião para solicitar o apoio para reforma, ampliação e construção de Unidades de Saúde da Família em um novo modelo. A ideia é construir Módulos de Saúde da Família de 350 a 850
metros quadrados e que possam ampliar o número de pessoas atendidas na Atenção Primária”, informou Evandro Melo.
A Semsa também solicitou apoio para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde Fluvial e de oito Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Coordenação: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315
ascom.semsa@pmm.am.gov.br