Mais de 6 mil pessoas prestigiam o Best of the Best de Jiu-Jítsu
15/03/2015 14h58

Reconhecido como o melhor campeonato de Jiu-Jítsu da região, o Best of the Best ocorreu neste fim de semana, dias 14 e 15, no ginásio Ninimberg Guerra, São Jorge, zona Oeste. Organizado pela Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (Fajjpro), o evento tem como objetivos valorizar, revelar e promover novos talentos da modalidade para o Amazonas.
A competição contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e teve como diferencial mais de duas mil lutas, disputadas em nove categorias (da Mirim à Sênior) por 900 atletas de vinte academias da região. De acordo com os organizadores, aproximadamente 6 mil pessoas assistiram aos duelos durante os dois dias do campeonato.
Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, são campeonatos como o Best of the Best que fazem do Amazonas a potência que é no Jiu-Jítsu. “O Best of the Best é um campeonato grande, que envolve as principais academias do nosso Estado. Pretendemos, a partir deste apoio, continuar incentivando nossos atletas para que nunca desistam dos seus sonhos”, declarou Damasceno.
O sábado foi voltado para as categorias feminino, mirim a juvenil (3 a 17 anos). Já o último dia da competição ficou por conta dos mais experientes das categorias adulto, master, sênior e absoluto (de 18 a 70 anos).
Os organizadores distribuíram R$ 24 mil em premiação, representados em 120 kimonos e brindes aos campeões absolutos e aos primeiros colocados de cada categoria. As academias levaram troféus, os vencedores foram premiados com medalhas e os atletas que ocuparam o primeiro lugar nas categorias Absoluto Adulto e Master ganharam kimonos e kit de suplementos.
Conforme John Kleicy, um dos organizadores do evento, o nome “Best of the Best”, que significa o melhor dos melhores, surgiu como forma de incentivar os lutadores a se tornarem os melhores no que fazem. “Muitos atletas não recebem uma palavra de incentivo. Vencendo aqui hoje será uma motivação para que se tornem um dos melhores em suas respectivas categorias no Jiu-Jítsu”, enfatizou Kleicy.
Campeão pela categoria Sênior, Frank Franco, 45, faixa preta da academia Monteiro-Adam, afirmou que fez uma boa luta e agora se prepara para a Copa América de Jiu-Jítsu Esportivo, que será disputada em Manaus, nos dias 21 e 22 deste mês, no mesmo local deste fim de semana, o “Bergão”.
“A luta foi tranquila. Cada campeonato é um aprendizado, uma experiência nova. Agora me preparo para a Copa América de Jiu-Jítsu e espero conseguir mais resultados como o de hoje”, afirmou Franco, praticante da arte suave há 15 anos.
Nascido em Belém (PA), mas residindo em Manaus desde os sete anos, Orlando Bindá, 50, representante da Academia Checkmat, figurava entre os atletas mais experientes da competição. Ele contou que começou a praticar Jiu-Jítsu após recomendação médica.
“Sou diabético e procurei um esporte para manter a saúde em dia. Depois que comecei a praticar Jiu-Jítsu senti uma melhora significativa na minha rotina. Estou mais disposto, certamente”, disse o atleta faixa preta que pratica o esporte há 16 anos.
Texto: Fábio Leite
Fotos: Antônio Lima/Semjel