Mais de 200 alunos das Ocas do Conhecimento Ambiental visitam Parque do Mindu

Por Prefeitura de Manaus

05/11/2015 15h55

Icone audio

ocavisitamindu (2)

 

O Parque Municipal do Mindu, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), recebeu nesta quinta-feira, 5, a visita de mais de 200 alunos atendidos pelas OCAs do Conhecimento Ambiental, geridas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nas zonas Leste e Norte da cidade.

 

O objetivo da visita foi o de promover um dia de atividades alusivas à data comemorativa ao Sauim-de-coleira (20/10), espécie de primata criticamente ameaçada de extinção, com exposições de desenhos feitos pelos próprios alunos, caminhadas pelas trilhas, jogos ambientais, piquenique e uma gincana com perguntas e respostas sobre a espécie.

 

O projeto das OCAs é desenvolvido por meio de parceria firmada entre a Semed e a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), com apoio da Semmas.

 

As OCAs do Conhecimento funcionam como espaços não-formais de educação ambiental, onde é possível desenvolver ações socioeducativas que sensibilizem e despertem o interesse de crianças e jovens, alunos da rede municipal ou egressos dos Centros de Referência de Assistência Social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) para as questões ambientais. As atividades acontecem sempre nos horários do contraturno escolar, tendo a temática ambiental como foco.

 

A assessora pedagógica das OCAs, Michele dos Santos, explica que para a grande maioria das crianças essa foi a primeira oportunidade de visitar uma unidade de conservação.  “Nossa intenção foi a de possibilitar a eles esse contato com a fauna e flora do Parque do Mindu, onde é possível avistar grupos de sauins e outras espécies de animais silvestres”, afirmou.

 

Atualmente existem quatro OCAs em funcionamento na cidade, das quais três estão sob a coordenação da Semed – as OCAs Zona Leste (Grande Vitória), Zona Norte (Nova Cidade) e Puraquequara (Comunidade Bela Vista) – e uma gerida pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). Na visita ao Parque do Mindu, os grupos foram recebidos pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas.

 

As crianças puderam percorrer as trilhas do parque e participar dos jogos ambientais, brincadeiras e atividades físicas, sob a orientação do chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo. Ele ressaltou a importância desse contato com a fauna e flora para as crianças. “Procuramos desenvolver atividades de recreação e interação com a natureza, aproveitando para repassar ensinamentos sobre o sauim-de-coleira, bem como a questão das queimadas e dos resíduos sólidos, entre outras. Foi muito gratificante ver a alegria de todos eles em conhecer o Parque do Mindu”, afirmou Araújo.

 

Fotos: Assessoria da Semmas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423