Jornada Jurídica homenageia avô do prefeito Arthur Neto
21/04/2013 11h44

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou, na manhã deste sábado, 20, da abertura da Jornada Jurídica 2013, promovida pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), que homenageou o avô dele, Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro. O evento foi realizado no auditório da Esmam, no Fórum Ministro Henoch Reis, no Aleixo, zona Sul de Manaus. “Eu entendo que, quando se joga luz sobre o passado, para buscar as coisas boas que o passado encerra, nós projetamos um futuro mais brilhante. É uma iniciativa muito boa. Do ponto de vista pessoal, eu me sinto muito honrado com essa homenagem, que é merecida”, ressaltou o prefeito.
A homenagem foi proposta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Moutinho, e pelo diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli. Participaram da solenidade magistrados, advogados, universitários, secretários municipais, parlamentares e familiares do prefeito.
Durante seu discurso, o prefeito contou algumas histórias da vida pessoal do avô e destacou grandes feitos da carreira jurídica do Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro. “Meu avô era muito corajoso. Sempre muito independente, enfrentou a ditadura do Estado Novo quando ela fechou o tribunal. Os estudiosos do Direito, lendo o que ele escreveu, seus pareceres e seus votos, irão perceber a densidade do seu conhecimento jurídico”, declarou.
Segundo a coordenadora da Esmam, juíza Lúcia Viana, a Jornada Jurídica consiste num ciclo de palestras, destinadas a magistrados, servidores, profissionais e acadêmicos de Direito, com o objetivo de discutir junto à comunidade amazonense temas relevantes ao conhecimento jurídico.
A juíza explicou que é uma sistemática da entidade escolher autoridades que prestaram relevantes serviços ao Judiciário amazonense para serem homenageadas. “Todos os que foram homenageados nos últimos oito anos são desembargadores, procuradores e advogados que tiveram, em razão de seus currículos relevantes, realmente prestado um serviço de muita qualidade aos jurisdicionados do Amazonas”, afirmou.
Biografia
Nascido em Pernambuco em 1884, o homenageado ingressou na magistratura amazonense em 1905, tendo sido nomeado desembargador em 1930. Foi presidente do TJAM em 1937 e em 1943, e presidente da Corte Eleitoral amazonense em 1946 e 1947.
Apesar do patriarca ter seguido carreira na magistratura, foi na política que o seu sobrenome ficou consagrado. O magistrado é avô do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, e pai do ex-senador Arthur Virgilio Filho, falecido em 1987.
MATÉRIA: FABÍOLA PASCARELLI