Jogos da Seleção Brasileira em Manaus serão testes para a cidade
29/09/2015 18h17

Nos dias 9 e 12 de outubro a Seleção Brasileira Olímpica de futebol fará dois amistosos na Arena da Amazônia que serão usados pela Prefeitura de Manaus como teste operacional para a cidade. O Comitê Rio 2016 ainda não definiu se os jogos contarão como teste para a Arena da Amazônia, mas áreas operacionais como mobilidade urbana, segurança no entorno dos hotéis e transporte de seleções serão testadas pelo município em parceria com as instituições envolvidas na organização dos Jogos Olímpicos em Manaus. A previsão é que a Seleção permaneça na cidade do dia 5 a 13 de outubro.
De acordo com o coordenador municipal dos Jogos Olímpicos em Manaus, Bernardo Monteiro de Paula, além dos jogos serem simbólicos para o aniversário da cidade, também se somarão aos demais eventos tradicionais realizados em comemoração aos 346 anos da capital. “As partidas da Seleção Olímpica se somarão ao Boi Manaus e ao Passo a Paço, transformando o mês de aniversário de Manaus numa grande celebração e um importante teste operacional para a cidade”, declarou. Os ingressos começarão a ser vendidos a partir de sexta-feira, dia 2, aos preços de R$ 40 e R$ 60 (inteira). Haverá desconto para a compra casada para os dois jogos.
O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores, confirmou na tarde desta terça-feira que as partidas contra República Dominicana e Haiti serão realizadas às 20h e às 18h, respectivamente. “Estamos realizando os jogos em Manaus para atender a um pedido da Comissão Técnica em ter a experiência de jogos com ‘casa cheia’ em território brasileiro. Por isso esperamos que a população de Manaus acolha bem a Seleção”, afirmou o diretor.
O coordenador estadual dos jogos Olímpicos, Mario Aufiero, destacou que mesmo se os jogos não forem testes oficiais na Arena da Amazônia, muitas áreas operacionais serão envolvidas, da mesma maneira que ocorrerá durante as Olimpíadas. “Mesmo não sendo uma rodada dupla, como nas Olimpíadas, testaremos o funcionamento da Arena da Amazônia, a segurança no entorno dos hotéis e dos campos de treinamento (Estádio da Colina e Coroado)”, afirmou.
O diretor de futebol da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães, afirmou que a CBF não repassou nenhum custo à instituição, nem ao poder público local para trazer os jogos a Manaus.
Fotos: Marinho Ramos