Intervenções do Prourbis mudam cenário do Jorge Teixeira
22/08/2013 16h19

As obras de pavimentação e asfaltamento das 45 ruas do bairro Jorge Teixeira III, na zona Leste de Manaus, realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Proubis) estão em ritmo acelerado.
Com a conclusão dos trabalhos na Rua Arapapá – que já apresenta qualidade de pavimentação com a instalação de blocos intertravados no trecho íngreme e a aplicação da última camada de asfalto padrão no trecho plano da via – as equipes já iniciaram outras frentes de trabalho nas ruas adjacentes.
Em prosseguimento ao cronograma de obras, já foram iniciados os processos de escavação e nivelamento das ruas Caparari e Caranguejo, duas ruas anexas a Arapapá. “O que está ocorrendo quanto à pavimentação das ruas é que a construtora não está apenas colocando asfalto. Ela está recuperando toda a estrutura da via. Nas ruas inclinadas, por exemplo, está retirando o que não vai servir mais e fazendo o nivelamento da rua para diminuir a inclinação, que em algumas vias é muito íngreme e perigosa para os moradores”, relatou o coordenador geral do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), Claudemir Andrade.
Redes de esgoto e drenagem
Os trabalhos de expansão e revitalização das redes de drenagem e esgoto continuam em andamento por todo bairro. As ruas Jacaré, Piaba, Tucunaré, Cuiu-Cuiu, Lontra, Curimatã, Mussum, Pescada e avenidas Itaúba são exemplos de vias onde foram abertas várias frentes de trabalho para recuperação da rede de esgoto.
Nas ruas Traíra, Peixe Cachorro, Cupiuba e Tamaoatá estão sendo executadas obras de drenagem com a instalação de tubos de 1,20m. No total, 61,43% (1.960,30 m) das obras de drenagem já foram concluídas e 46,91% (9.216,98 m) das obras de esgoto estão prontas.
Já as obras de terraplanagem da Estação de Tratamento de Esgoto ( ETE) estão sendo finalizadas, enquanto são realizadas definições e revisões no projeto base. “A ETE é uma obra mais demorada e precisa de uma atenção a mais. Ela vai atender ao plano diretor de águas do município e, quando for finalizada, estará apta a atender toda a zona Leste”, disse Claudemir Andrade.
Habitações
Prestes a ser entregue no mês de outubro para a comunidade, a área habitacional AH3 está sofrendo as últimas intervenções com os trabalhos de execução de alvenaria, revestimento e assentamento de esquadrias. As obras da área habitacional AH1a, também com previsão de entrega para outubro, está em fase de instalação de contra-piso interno e da laje da cobertura.
Enquanto está sendo realizado o processo de desapropriação das casas dos moradores locais, a área habitacional AH1 está em fase de terraplanagem. Já na área habitacional AH2 as equipes estão realizando a execução da estrutura de fundação (radier) e alvenarias. E, já foram iniciadas as obras de terraplanagem na área onde serão construídos os módulos sociais como Creche, CRAS e CREAS.