Idosos participam de manhã de atividades físicas na Ponta Negra

Por Prefeitura de Manaus

09/03/2015 9h03

Icone audio

idosospnexe (2)

 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8, foi de bastante animação para os participantes do programa Viver Bem na Terceira Idade, mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

 

Cerca de 50 pessoas foram contempladas pela iniciativa, que reuniu na manhã deste domingo, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, frequentadores dos Centros de Esporte e Lazer (CELs) dos bairros Cidade Nova e Santa Etelvina, situados na zona Norte da cidade.

 

De acordo com a gerente de atividades especiais da Semjel, Laila Almeida, o intuito do projeto é fazer o idoso sair da estrutura fechada para praticar atividade física em um local diferente do que ele está acostumado. Neste domingo, além do café da manhã oferecido aos participantes, outras novidades marcaram o encontro.

 

“Estamos engajados em promover uma manhã bastante animada ao público da terceira idade. Conseguimos um ônibus, cedido pela prefeitura, para transportar os participantes. Depois do café da manhã, alongamento e caminhada orientada realizamos ‘aulão’ de dança e tivemos bicicletas, disponibilizadas pela empresa Pedala Mania, viabilizadas a partir de uma parceria fechada na última semana”, ressaltou.

 

Aposentada, Esmeraldina Batalha, 77, já participa dos exercícios físicos no CEL do bairro Santa Etelvina há 15 anos e relata que a rotina de atividades trouxe muitos benefícios para a saúde dela. “Hoje em dia me sinto muito bem. Antes, eu sentia muitas dores. Depois das atividades, fiquei bem melhor. Hoje, eu sou mais disposta para fazer minhas coisas”, argumentou.

 

Participando do CEL da Cidade Nova desde a inauguração, em 2001, Miriam Araújo, 58, afirma que curou doenças com as atividades físicas realizadas no centro mantido pela prefeitura. “Eu sofria muito com os desconfortos ocasionados pela menopausa e também porque tinha depressão. Meu médico me orientou a fazer atividade física e eu procurei o CEL da minha comunidade. Desde que comecei não quis mais parar. É maravilhoso!”, enfatizou.

 

Segundo o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a implementação do programa visa proporcionar qualidade de vida às pessoas que tanto já contribuíram para a cidade. “Todos nós queremos envelhecer com saúde e bem-estar. É pensando nisso que a prefeitura pensou nessa atividade, como forma de oferecer mais um serviço gratuito ao público da terceira idade”, enfatizou Damasceno, referindo-se ao programa Viver Bem na Terceira Idade, colocado em prática neste ano.

 

Parceria

Trabalhando com aluguel de bicicletas no Complexo Turístico Ponta Negra,  o proprietário da Pedala Mania, Patrik Everdosa, cedeu ao programa Viver bem na Terceira Idade vinte bicicletas para que os idosos pudessem pedalar pelo local.

 

“Vi o trabalho que a Prefeitura de Manaus está fazendo com os idosos e achei interessante. O nosso intuito é dar mais atrativos ainda para os idosos para que eles venham até a Ponta Negra se exercitar e sair do sedentarismo”, concluiu.

 

Fotos: Antônio Lima/Semjel