Homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo contará com apresentação de Ginástica Artística

Por Prefeitura de Manaus

04/04/2013 17h35

Icone audio

A Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), promove nesta sexta-feira (05) uma festa em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril. O evento ocorrerá partir das 08h, na Quadra Poliesportiva Luciano Soares de Souza, localizado na Rua Rondônia – Conjunto Eldorado, no bairro do Parque 10.

A festa contará, ainda, com uma apresentação da equipe de ginástica artística formada pelos pequeninos do Programa. Além das estrelinhas, o secretario municipal de esportes, Fabrício Lima, e todos os estagiários da secretaria estarão presentes.

Para a celebração, a quadra será toda decorada de azul, cor que representa a luta no combate a esta patologia. Na ocasião, estarão presentes os autistas atendidos pelo projeto social da Semdej, “Viva as Diferenças”, que atualmente atende cerca de 30 crianças especiais por meio da prática de esportes, no Eldorado.

“Vamos fazer uma festa bonita e apresentar as atividades esportivas que estão presente na vida desses pequenos e que contribuem para o tratamento deles. Para se ter uma ideia, tem aluno nosso que com a ginástica, a natação e outras modalidades, conseguem obter interação social, disciplina, coordenação e autoestima. Após este evento, toda delegação seguirá para o Teatro Direcional, onde irão curtir uma tarde com “Arte e Juventude”, recheado de música, teatro, dança, brincadeiras  e muito mais”, disse o titular da Semdej, Fabrício Lima.

Esporte para autistas

As aulas de ginástica artística para autistas fazem parte do programa “Viva as Diferenças” e existe há dois anos e atende toda as sextas-feiras 15 crianças na Quadra Poliesportiva Luciano Soares de Souza.

“A ideia das aulas de ginástica surgiu depois de palestras com alguns representantes da Associação de Amigos do Autista (AMA), vindos da cidade do Rio de Janeiro, que implantaram aulas direcionadas aos portadores da síndrome”, explicou o professor Eldo Gomes, coordenador do programa.