Fórum médico discute o paciente como objetivo maior da assistência

Por Prefeitura de Manaus

21/10/2015 14h18

Icone audio

forumedicopaciente (2)

 

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, participou da abertura da segunda edição do Fórum Médico do Serviço de Assistência Médico Hospitalar (Samel), na manhã desta quarta-feira, 21, no Hotel Caesar Business. O evento realizado em comemoração ao dia do médico (celebrado no dia 18 de outubro) visa qualificar os profissionais que atuam naquela unidade de saúde.

 

“Manifestações como essa, especialmente na área médica, são raras, ainda mais na iniciativa privada. A correria do dia-a-dia nem sempre nos permite parar para repensar o atendimento ao paciente, que deve ser acima de tudo acolhedor. Temos que pensar com o coração, com mais emoção e menos frieza”, destacou o secretário, enfatizando que os serviços prestados pela empresa Samel são importantes para a cidade de Manaus.

 

“A Samel entende ‘a equipe’ como a junção de todas as especialidades que atuam diretamente com o paciente, como médicos, nutricionistas e enfermeiros. Temos que ter essa visão mais global. A importância da Semsa nesse momento é grande, na medida em que nós também fazemos parte do Sistema Único de Sáude (SUS), como empresa privada”, enfatizou o coordenador de Ensino e Pesquisa da Samel, Naldo Lucena.

 

Na ocasião, o diretor-presidente da Samel, Luís Alberto Nicolau, informou aos profissionais sobre os planos para a instituição de saúde. “Estamos trabalhando com uma filosofia, cujo tripé consiste no atendimento, pesquisa e ensino/educação. Em 2016 será realizada a primeira residência, que será em neonatologia. Nosso objetivo é termos em breve uma universidade”, anunciou.

 

Entre os temas discutidos no II Fórum Médico Samel, que encerra às 17h, está a importância do termo de consentimento na relação médico e paciente, aspectos éticos e legais na emergência, déficit proteico dos pacientes críticos, infertilidades, febre de origem indeterminada e Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.

 

Texto: Cleamy Albuquerque

Fotos: José Nildo/Semsa