Fórum discute violência contra idosos em Manaus
14/06/2013 8h16

Violência contra os idosos. Este foi o tema discutido no fórum organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com o Fórum Permanente e os Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 13, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PIM), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul.
Os órgãos participantes do evento alertaram o público para a questão da violência praticada contra os idosos e que vem aumentando em todo o País. A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, destacou a importância de se divulgar os diversos tipos de abusos que os idosos tem sofrendo atualmente.
“É preciso pensar em uma forma de se trabalhar o respeito ao idoso, temos que divulgar o que é a violência contra o idoso, pois a violência não é só a física, mas também a psicológica, a financeira. Portanto, esta campanha foi realizada com o intuito de alertar a população sobre os números alarmantes da violência sofrida pelos idosos, em Manaus, e motivar a sociedade a se unir e lutar para combater e denunciar essa prática”, alertou.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria das Graças Monteiro de Castro, ressaltou que esse espaço voltado para a discussão dessa temática contribui para a elaboração de políticas públicas e sociais que sirvam para minimizar os abusos contra a população acima dos 60 anos. “O Conselho Municipal, juntamente, com a Fundação Doutor Thomas, através da campanha intitulada ‘Use Amor, Não à Violência’, tenta coibir crimes, a fim de garantir a proteção do direto da pessoa idosa”, relatou.
Na opinião da professora aposentada, Darci de Paula Modesto, 70, a iniciativa da realização de um fórum para discutir temas relacionados ao idoso foi excelente. “Estou adorando participar e saber que existem pessoas que lutam para melhorar a qualidade de vida do idoso em Manaus. Sou idosa e me interesso bastante pelas políticas públicas voltadas para a terceira idade e estou feliz com o resultado das discussões”, comentou.
Texto: Caroline Vasconcelos
Assessoria de Comunicação FDT
Gisa Prazeres