Final do Campeonato Amazonense revela os oito atletas que vão embarcar para o Mundial na Califórnia

Por Prefeitura de Manaus

12/05/2013 21h07

Icone audio

Após dois finais de semana de disputa e com recorde de inscritos – três mil lutadores – o Campeonato Amazonense de Jiu Jitsu chegou a sua final e revelou na manhã deste domingo (12) os oito atletas que vão embarcar para o Campeonato Mundial, que acontece em Long Beach, na Califórnia, de 31 de maio a 2 de junho. A competição envolveu as graduações Branca, Azul, Roxa, Marrom e Preta e foi promovida pela Federação de Jiu Jitsu do Amazonas (FJJAM), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

O primeiro a garantir o carimbo no passaporte foi o faixa roxa da Monteiro, Felipe Mike. O jovem de 20 anos é amazonense, mas mora no Rio de Janeiro há um ano. A vinda ao Campeonato foi acaso e sorte do destino. “Não tinha ideia que lutaria o Amazonense, quanto mais que iria para Califórnia. Cheguei há um mês em Manaus, pois minha mãe fez uma cirurgia e precisava dar um suporte. Aproveitei, fiz minha inscrição e agora vou fazer minha primeira viagem internacional e estrear no Mundial”, vibrou  Felipe.

Outro que garantiu a ida para a terra dos gringos foi Vanderlan Alves. A vitória para o atleta teve um gostinho de superação. Afinal, há um mês o faixa marrom adquiriu uma luxação no joelho esquerdo. Mesmo assim, venceu por duas finalizações na manhã de domingo (12). “Esta luxação foi num treino e venho sentindo muita dor desde lá. Mas ao saber que o Campeonato valia vaga no Mundial, não pensei duas vezes e passei por cima de todas as dificuldades. Estou muito feliz e agora é me preparar para representar bem o Estado”, disse o lutador, que faturou o quinto título Amazonense e o segundo Absoluto pelo Estadual.

Para o subsecretário da Semdej e presidente da FJJAM, Elvys Damasceno, o Amazonense deste ano superou todas as expectativas. “Estou muito feliz, batemos todos os recordes de atletas, público e organização. O resultado, com toda certeza, foi devido ao esforço de inovar neste Estadual: Trouxemos o diretor máximo da Confederação, Álvaro Mansur, distribuímos oito passagens para o Mundial, conseguimos selecionar os melhores para a Califórnia de uma forma justa e vamos para os Estados Unidos com uma equipe forte e que com certeza vai trazer medalhas. Quero agradecer o apoio da Prefeitura de Manaus, do Governo do Amazonas  e ao público que compareceu no evento. Contabilizamos em torno de 10 mil pessoas nos dois finais de semana e isso é motivo para se comemorar”, comentou Damasceno.

Combate emocionante

O último dia do Campeonato Amazonense de Jiu Jitsu foi marcado pela luta entre Jéssica Oliveira e Jaqueline Amorim. Conhecidas no circuito nacional e amigas de anos, a dupla famosa da Gracie Barra dividiu o tatame para decidir quem embarcaria para a Califórnia e protagonizou o combate mais emocionante do dia. Jéssica venceu Amorim por três pontos. “Essa luta mexeu muito com meu psicológico. Já esperava lutar com a Jaque e por isso havia uma semana que eu não dormia direito, e ontem (11) só consegui pregar o olho lá pelas três da manhã, pois além de tudo estava com a garganta inflamada. Mas apesar de ter sido difícil, estou feliz, pois vai ser meu primeiro Mundial. Além do mais, a competição me faz esquecer este dia, que para mim é sofrível”, disse Jéssica, que perdeu a mãe, dona Salime Silva, há dois anos.

Para Oliveira, o momento agora vai ser de “acampar” na academia. Isso porque, a lutadora que treina oito horas por dia, vai aumentar para 12 horas sua preparação para o Mundial. “Vai ser um sonho estar lá. Por isso, vou aumentar a carga horária dos treinos e agarrar esta oportunidade”, afirmou a atual campeã brasileira.

Thiago Reinaldo dominou!

“Papando” todas as competições que participa atualmente, o faixa preta Thiago Reinaldo deu um super presente no dia das mães para  dona Maria da Conceição. Após três lutas, o lutador arrebentou no último combate e ganhou por dois pontos do roraimense Marciel  Trindade. Esta vai ser a terceira vez do amazonense num Mundial. Em 2005 e 2006, o lutador ficou em terceiro lugar pela faixa roxa e marrom respectivamente.

“Toda luta é difícil e esta não foi diferente. Meu adversário era pesado, mas a diferença foi a minha força de vontade. Agora é chegar em casa para dar a notícia para minha mãe e trazer um presente do exterior para ela”, brincou Thiago, que pretende chegar em Long Beach uma semana antes do Mundial, para poder fazer aclimatação.  “Todo mundo que chega ao Mundial é bom. Por isso, não posso abrir brecha e a aclimatação é algo muito importante para o atleta. Com ela já ganhamos alguns pontos, em relação à adaptação do clima, do horário e da comida. Vou de cabeça”, afirmou o atual campeão amazonense.

Vencedores do Amazonense

A seguir, a lista completa dos vencedores do Absoluto e quem faturaram passagem ida e volta para a Califórnia:

Absoluto Azul – Rudson Mateus (A. Manacapuru)
Absoluto Juvenil Azul– Emanuel Castro (Checkmat)
Absoluto Roxa – Felipe Mike (Monteiro)
Absoluto Marrom – Vanderlan Alves (Osmar Salum)
Absoluto Preta Leve – Fernando Vieira (Carioca)
Absoluto Preta Pesadíssimo – Thiago Reinaldo  (Gracie Barra)
Absoluto Fem. Azul-Roxa – Jéssica Oliveira (Gracie Barra)
Absoluto Marrom-Preta – Gisselem Mc Comb  (Osmar Salum)