Festa dos Professores reúne mais de 15 mil pessoas no sambódromo
16/10/2015 11h03

Mais de 15 mil pessoas, entre educadores e convidados, prestigiaram a Festa do Professor, na noite desta quinta-feira, 15, no centro de convenções (sambódromo). A festa destinada aos profissionais em educação foi promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a iniciativa privada.
Formadores de futuros cidadãos em diversas áreas profissionais da sociedade, os professores do município tiveram uma noite animada, descontraída e se divertiram com as apresentações de Amilcar Azevedo, Xotezim, a dupla sertaneja João Victor e Rodrigo, além da banda Xiado na Xinela. A grande atração da noite foi a banda nacional Fundo de Quintal, que embalou a festa com seus maiores sucessos.
No evento, o prefeito Arthur Virgílio Neto conversou com os profissionais da área sobre a educação no município e sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Na ocasião, ele aproveitou para destacar as conquistas alcançadas na rede municipal de ensino, por meio do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores.
“Os professores são nossos irmãos e irmãs. Manaus é a segunda capital brasileira que mais reduziu a taxa de abandono escolar e eles (os professores) são responsáveis por isso junto conosco. De um percentual de 4,6% caímos para 2,7%. Por isso, tenho uma gratidão que ninguém vai apagar. Os professores nos ensinam, ensinam nossos filhos e nossos netos. Eles têm que ter um lugar no pedestal da sociedade. Tenho muito respeito por todos eles”, comentou.
A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, disse que apesar da crise financeira no País e na capital amazonense, foi possível realizar a festa com a ajuda externa de parceiros, sem qualquer ônus aos cofres públicos. Para ela, a data não poderia deixar de ser comemorada em reconhecimento ao trabalho dos profissionais em educação.
“Nós não podíamos deixar de celebrar o protagonismo desses profissionais, que são os verdadeiros agentes de transformação dessa nossa realidade. Só é possível mudar o estado de coisas que vivemos, por meio de uma população mais educada e consciente”, comentou.
A professora Carla Síria, trabalha há 12 anos na Escola Municipal Padre Puga, no Japiim, zona Sul da cidade. Graduada em pedagogia, com pós em gestão educacional e mestrado em avaliação da aprendizagem, a educadora disse que é bom ter o reconhecimento pelo trabalho realizado na área educacional.
“Para nós é muito gratificante esse momento, até porque dizem que o professor é desvalorizado no Brasil. Essa homenagem, portanto, nos engrandece, porque se percebe que há um reconhecimento do nosso trabalho pela sociedade. Além do que, nossa atividade é de suma e fundamental importância. Nossa pequena ação em uma sala de aula muda o futuro. Eu pedi pra Deus um trabalho, mas ele me deu uma missão: ser educadora”.
O pedagogo e atual gestor da Escola Municipal São José, localizada na AM 010, Km 53, zona Rural de Manaus, Alexandre Lobo, também vê a comemoração como justa para os profissionais da educação.
“Para mim, é um momento muito significativo. Os colegas vivem uma expectativa em geral, devido à crise que estamos passando no momento, mas como educadores e formadores de opiniões é algo especial esse dia 15 de outubro. Digo que o Dia do Professor é todos os dias, mas ser lembrado em seu dia é gratificante, porque muitos não acreditam mais na educação, mas nós acreditamos que temos um futuro promissor, porque sem o educador a sociedade não seria nada”, contou.
Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Mário Oliveira