Famílias de prédio condenado no Centro ganham prazo

Por Prefeitura de Manaus

20/05/2013 18h26

Icone audio

As 12 famílias que residem em condições subumanas e de insalubridade no prédio conhecido como Titanic, localizado na rua Mundurucus, Centro, ganharam nesta segunda-feira, 20, a prorrogação do prazo para a desocupação do local, o que deverá ocorrer até quarta-feira, 22, segundo determinação das secretarias municipais de Requalificação do Centro (Semex) e da de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). O prédio foi condenado pela Defesa Civil do Município em inspeção que realizou no local há duas semanas.

De acordo com a subcoordenadora de Assistência Social da Semex, Priscila Martiniano, foi diagnosticado que das 12 famílias moradoras do local, seis têm renda e as demais se encontram em situação de vulnerabilidade social. Todas as famílias em situação de vulnerabilidade social têm pendências de documentação como CPF, RG e Título de Eleitor e por isso foram orientadas a providenciar a documentação, para que sejam cadastradas e possam  receber o auxílio Aluguel Social, por três meses.

Priscila Martiniano disse que até quarta a Prefeitura vai disponibilizar a essas famílias a assistência dos técnicos da Semex e da Semasdh e de veículos para auxiliar na mudança. Segundo ela, ninguém mais poderá permanecer no prédio, dada as condições estruturas e de saúde pública.

Na quinta-feira o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) deverá lacrar o local, onde as famílias pagam aluguel de R$ 130 para o proprietário identificado pelo nome de Ivan Arteiro.  A ação de desocupação começou no dia 17 de maio e após a saída das famílias, o proprietário do prédio será notificado a apresentar, em um prazo de 24 horas, um plano de demolição voluntária. Caso não cumpra o prazo, o proprietário será multado e o valor será calculado sobre a dimensão do imóvel e o risco que ele representa. Em seguida a prefeitura poderá se responsabilizar sobre a demolição, com os custos todos cobrados do dono do prédio.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal Extraordinária para Requalificação do Centro – SEMEX