Faixa Liberada às quartas-feiras reúne mais de 400 pessoas na Ponta Negra
21/03/2013 14h56

A quarta-feira é o dia da semana tipicamente conhecido como do futebol, daquela velha “pelada” entre os amigos. Mas, o Projeto Faixa Liberada, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), provou que a “sagrada” quarta-feira também é dia para pedalar, correr, caminhar e mandar manobras radicais em cima do skate, ao reunir em sua primeira edição na noite de quarta-feira, 20, mais de 400 pessoas na Ponta Negra.
“A Faixa Liberada acontece desde 2011 aos domingos e a partir deste ano estamos vindo com a proposta do projeto às quartas-feiras. Há muito tempo a população cobrava da Semdej a expansão da faixa para um dia da semana e após conversar com o Manaustrans e Detran, chegamos a esta proposta. E pelo que a gente pode comprovar logo na primeira edição, as pessoas vão aderir ao dia da semana”, comentou o titular da Semdej, Fabrício Lima.
A extensão oferecida para o Faixa Liberada às quartas-feiras é de 5km, das 17h às 21h, com início do percurso no Tropical Hotel e retorno no Condomínio Jardim das Américas. Em toda a área é oferecida água a população e o trajeto conta com profissionais capacitados da Semdej e do Manaustrans, bem como do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) .
“Quarta-feira” aprovada
A comerciante Rocilena Pereira já era fã do Faixa Liberada aos domingos. Ao levar as crianças para passear na Ponta Negra, foi “pega” de surpresa pela expansão do Projeto e aprovou a iniciativa.
“Eu por acaso trouxe os meninos para brincar e quando cheguei aqui à área estava interditada para o Faixa Liberada e achei ótimo; excelente. Em Manaus é necessário mais opções de lazer e este Projeto no meio da semana vai ajudar a movimentar a população de uma forma sadia e segura. As minhas crianças e o meu marido já estão combinando de vir na próxima quarta”, disse Rocilena, que estava com a filha Fernanda Pereira, 06, e os sobrinhos Gabriel Mangueira, 10, e Luana Mangueira, 05.
Para a pequena Larissa Souza Dias, a quarta-feira era marcada apenas como o dia da aula de reforço. Mas, a partir de agora, ela mesma já decretou. “Vai ser dia de reforço e depois de vir brincar de skate. Acho isso muito legal”, afirmou Larissa, que não largava o skate lilás, enquanto a mãe Simone Nogueira e o pai Antonio Neto aproveitavam para colocar o treino em dia e corriam pela Faixa.