Ex-fumantes participam de confraternização e troca de experiências
11/12/2015 13h06

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai promover neste sábado, dia 12, o 1º Encontro de Egressos do Programa de Tratamento de Tabagismo. O evento está sendo organizado pela Gerência de Promoção da Saúde e vai acontecer no SESC Balneário, Chapéu Caramanchão, localizado na avenida Constantinopla, s/n, Campos Elíseos, no horário de 08h às 12h.
A proposta é reunir o maior número de usuários que obtiveram êxito em abonar o cigarro depois de atendimento nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, serviço oferecido na rede municipal de saúde.
“O programa de Tratamento de Fumantes foi implantado em Manaus há oito anos, atendendo pessoas que desejam abandonar o fumo utilizando a terapia cognitivo-comportamental. O encontro servirá como espaço para a troca de experiências bem sucedidas entre as pessoas que conseguiram deixar o fumo, garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes”, explica o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto. De acordo com a chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudáveis, Esterfânia Freitas, além de depoimentos de ex-pacientes dos ambulatórios, a programação do encontro contará com apresentações musicais, atividades físicas e recreativas, sorteios de brindes e de cestas básicas.
“O município de Manaus conta hoje com 21 ambulatórios implantados. Desse total, 15 estão em pleno funcionamento e os demais estão em fase de readequação por remanejamento de pessoal ou reforma. No ano passado, 183 pessoas participaram de todas as sessões e 120 conseguiram deixar o cigarro”, informa Esterfânia Freitas.
Atendimento
O atendimento aos fumantes é realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas nas zonas Norte, Oeste, Sul, Leste e Rural. O serviço oferece atendimento com uma equipe multiprofissional e que pode ser formada por médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social, entre outros profissionais. O único pré-requisito para participar do grupo é ter vontade de deixar o cigarro.
A enfermeira Shyrlen Sousa, que coordena o Ambulatório de Tratamento de Fumantes na UBS Nilton Lins, no Parque das Nações (zona Sul), explica que tratamento é feito por meio da terapia cognitivo-comportamental, onde o paciente participa de sessões em grupo e, de acordo com a necessidade de cada um, também é realizado o atendimento individual e medicamentoso.
Na UBS Nilton Lins, o ambulatório de tabagismo começou a funcionar no dia 19 de novembro e a primeira turma iniciou com um grupo de 11 pessoas. “A experiência tem sido muito positiva e os participantes mostram entusiasmo no desejo de abandonar o cigarro. Ainda assim, a equipe de profissionais utiliza diferentes estratégias para evitar que o paciente falte. O acolhimento desse público é muito importante e sempre entramos em contato por telefone com o paciente antes de cada sessão para alertar sobre a atividade do dia. Mesmo sem a conclusão de todas as sessões de terapia, dois pacientes já deixaram de fumar e os outros estão reduzindo gradualmente o consumo de cigarro”, destaca a enfermeira.
Os interessados podem buscar mais informações pelo telefone 0800-280-8-280.
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135