Ética no serviço público é tema de modulo em curso de formação

Por Prefeitura de Manaus

20/06/2016 17h05

Icone audio

modcurso (2)

 

Conduta ética no serviço público é o tema do quinto módulo do Curso de Formação da Carreira Previdenciária, que iniciou na tarde desta segunda-feira, 20. A capacitação é promovida pela Manaus Previdência aos novos servidores, oriundos de concurso público.

 

Responsável pela aula, o professor Manoel Carlos Jr. destaca que o foco é deixar claro aos novos servidores o que o serviço público aguarda de cada um, como agentes éticos. “Enfatizar o que se espera na condução de suas atividades, lembrando que o principal objetivo é atender de maneira correta o usuário do serviço público”, disse o professor, que conclui o módulo nesta terça, 21.

 

Conforme Manoel Carlos, um dos procedimentos utilizados em sala de aula é o de evidenciar situações ou modus operandi de ações que aparentemente podem parecer óbvias, mas que por desconhecimento ou desleixo, as pessoas deixam de realizar da forma apropriada.

 

“Às vezes, uma simples comunicação errada; a abordagem de um tema não apropriado para o local de trabalho; ou o não exercício de uma atividade inerente ao cargo para fazer uma outra que não é de interesse da sua área de trabalho, podem levar o colaborador a incorrer em uma conduta antiética”, disse.

 

Educação

Remanescente de um tempo onde se estudava noções de ética em disciplinas como OSPM (sigla de Organização Social e Política do Brasil) e Moral e Cívica, o professor Manoel Carlos acredita que noções de ética deveriam estar mais presentes nas salas de aula, nos três níveis de ensino.

 

Ele exemplifica que na grade curricular de alguns cursos que realiza no ensino superior, especialmente na área de gestão, a questão da ética é abordada, ainda que superficialmente, à medida que as empresas hoje são cobradas pelos consumidores para atuarem de maneira transparente, o que é demonstrado em balanços como os da área ambiental e o de responsabilidade social.

 

“Mas, não existe ainda disciplina específica sobre o tema, principalmente nas faculdades particulares, onde o foco é mais técnico e abrange a colocação no mercado de trabalho. Na pública ainda existe uma preocupação maior, mais também pequena. Acho que ensino sobre esse tema deveria retornar, não necessariamente como uma disciplina, mas talvez como integrante de cada disciplina. Então, se vou falar sobre empreendedorismo, também falo sobre ética; se o tema for finanças, devo também falar sobre ética e assim sucessivamente”, observou.

 

Esse ensinamento, lembra o professor, também deve ter como os primeiros professores os pais, e como a primeira escola, a própria casa do indivíduo “Um dos itens faz você aumentar sua conduta ética e a sua inteligência emocional é dar bom exemplo. Isso contagia e a tendência é a de que seus filhos sigam o seu bom exemplo”, diz. “Assim, minha expectativa neste módulo é que cada um assimile uma conduta ética e que esta faça parte do dia a dia de cada um, não só no ambiente de trabalho, mas também no recanto doméstico e no grupo social. A ética acaba influenciando positivamente na qualidade do trabalho”, conclui

 

SOBRE O PALESTRANTE

Manoel Carlos de Oliveira Júnior é bacharel em Administração, com especialização em Gestão pela Qualidade, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Gestão da Inovação, todos os cursos pela Universidade Federal do Amazonas. É professor de universidade privada e federal.

 

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Divulgação / Manaus Previdência

Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: 92 3186-8030