Estudantes recolhem 80 Kg de materiais reciclados nas ruas do Jorge Teixeira III

Por Prefeitura de Manaus

11/04/2013 23h14

Icone audio

Mais de 80 quilos de madeira, vidro, metais, plásticos, papéis e outros materiais recicláveis foram recolhidos na manhã desta quinta-feira, 11, em um mutirão realizado por mais de 100 alunos da Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, Jorge Teixeira III, zona Leste, nas principais ruas do bairro, em atividade que encerrou a Mobilização para Coleta Seletiva realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis). O mutirão contou com apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e de Limpeza Pública (Semulsp).

O evento foi aberto pelo grupo “Garis da Alegria”, trupe de atores formados por trabalhadores municipais que por meio de músicas e esquetes alertou aos estudantes sobre a importância da reciclagem e dos benefícios para o meio ambiente e principalmente para o bairro em que vivem.

“Papel, vidro e metal não podem ficar no fundo do quintal”, cantou Reciclaudio, personagem de Adriano Rodrigues em música que animou o grupo de crianças do 5º ao 7º ano do ensino fundamental.

Depois das palestras educativas, a turma formada por alunos voluntários dispostos a participar do projeto, foi dividia em grupos que tinham menos de 20 minutos para percorrer o trajeto pré-determinado pelos técnicos, recolhendo todos os materiais que poderiam ser reciclados e orientando os moradores sobre coleta seletiva. Todas as equipes foram acompanhadas por garis municipais que os ajudavam a recolher e carregar o material.

“Sempre tive curiosidade em conhecer mais sobre reciclagem, por isso fiz questão de participar e agora vou explicar para os meus pais e para o meu irmão de cinco anos que devemos separar e que nem tudo é lixo”, disse a estudante do 8º ano, Jaqueline Evelyn Sales, de 13 anos.
“Espero que as pessoas se conscientizem sobre a questão do lixo porque quando chove, a rua em frente da escola alaga porque o bueiro está sempre entupido com lixo jogado pelos próprios moradores”, acrescentou Giovana Souza, 13, também estudante do 8º ano.

De acordo com a equipe técnica do Prourbis, responsável pela realização do projeto socioambiental na escola, todos os meses, novas ações destinadas à orientação, formação de jovens e estudantes do bairro serão realizadas em um diferente ponto do Jorge Teixeira III.
Além da participação direta dos garis no mutirão, os estudantes tiveram o acompanhamento dos catadores da Associação de Reciclagem e

Preservação Ambiental (ARPA) e de diversas entidades comunitárias da zona Leste. “O Prourbis não é apenas uma mudança para melhor na infraestrutura de um bairro. É toda uma proposta de mudança de mentalidade e comportamento, com foco na qualidade de vida das pessoas”, disse o coordenador executivo do Prourbis,  Claudemir Andrade.