Estatística preliminar aponta 22% de faltosos nas provas da manhã do concurso da Manaus Previdência

Por Prefeitura de Manaus

29/03/2015 15h06

Icone audio

concursomanha (2)

 

Candidatos ao cargo de Analista Previdenciário (todas as especialidades de nível superior) no concurso da Manaus Previdência realizaram na manhã deste domingo, 29, a prova. Os inscritos foram concentrados em uma única unidade, a UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. Nesta tarde, estão sendo realizadas as provas de nível médio. No total, o concurso visa o preenchimento de 57 vagas no órgão. São mais de 28 mil inscritos.

 

Estatística preliminar divulgada pela coordenação da Fundação Carlos Chagas (FCC) à Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Concurso da Manaus Previdência (CAF) aponta para uma abstenção de 1.174 candidatos de um total de 5.204 aptos a realizarem as provas, o que significa um percentual de 22,56% de faltosos, muito abaixo da média geral registrada pela FCC em outros concursos, que gira em torno de 30%. Fizeram a prova nesta manhã 4.030 candidatos, o que representa um percentual de 77,44% dos candidatos inscritos ao cargo de Analista Previdenciário.

 

A coordenação da FCC que está acompanhando a aplicação das provas em Manaus destaca que os números divulgados à CAF são estatísticas preliminares, com base em informações coletadas pelos coordenadores no local da prova. Os números definitivos somente serão divulgados junto com o resultado do concurso. “Avaliação neste momento é muito positiva, dentro do planejado pela Manaus Previdência e pela CAF”, destacou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Marcelo Magaldi.

 

Durante todo período de aplicação das provas na UniNilton Lins, o processo foi acompanhado pelos membros da CAF, sob a presidência de Taynah Litaiff Isper Abrahim Carpinteiro Peres.

 

CONFIANÇA

Entre os candidatos que concorrem a uma vaga está a auxiliar técnica Aline Monteiro, 22. Ela acompanhou a irmã até a UniNilton Lins, inscrita para as provas de nível superior, mas ficou a manhã inteira na área externa da faculdade esperando a hora para entrar e fazer sua prova para o nível médio, que acontece agora, à tarde. Moradora do bairro Morro da Liberdade, zona Sul, Aline conta que ela e a irmã acordaram por volta das 6h e pegaram o ônibus da linha 350, chegando ao local por volta de 7h40. A vontade de conquistar uma das vagas na Manaus Previdência é tanta que a irmã, que mora no município de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), chegou do município no sábado, 28, de barco, somente para realizar a prova neste domingo.

 

“Temos muita convicção de que vamos obter sucesso nas provas, apesar de sabermos que provavelmente há concorrentes vindos de outros Estados. Mas, o concurso é sério e quem se preparou vai ter a oportunidade de disputar as vagas”, disse.

 

Texto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência

Fotos: Arlesson Sicsú/Semcom