Espaço Amigo Ruy realizou mais de 17 mil atendimentos em 2014
13/01/2015 16h04

O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada II, zona Centro-Oeste, realizou 17.108 mil atendimentos em 2014. Ao todo, são 1.167 crianças registradas no local, sendo 50 atendimentos diários e 133 crianças em terapia. Os números foram divulgados na manhã desta terça-feira, 13, pela diretora do espaço, Ieda Rodrigues.
O Eamaar possui cinco salas de atendimento, área de lazer com quadra poliesportiva, piscina, playground além de consultório odontológico e clínico. O espaço conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, pediatras, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Conta ainda com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.
De acordo com a psicóloga Nazaré Pereira, que trabalha no Espaço Amigo Ruy, o atendimento multidisciplinar é fundamental para o desenvolvimento psicossocial de cada criança. “Há muitas crianças que quando chegam aqui não apresentam coordenação motora, têm dificuldade na fala e em realizar movimentos, mas aos poucos vão recebendo no Eamaar os primeiros estímulos, conforme a terapia aplicada. Na parte da psicologia, nós trabalhamos os limites, os valores, a tolerância, a frustração. Nós fazemos com que elas adquiram um comportamento diferente do que tinham antes”, destacou.
Todo o trabalho tem apresentado resultados satisfatórios. Marcos Vinícius, de nove anos, frequenta o espaço duas vezes por semana. Antes de iniciar o tratamento, tinha comportamento agressivo, era introspectivo e não falava. Hoje, vive uma realidade bem diferente. Brinca, interage com outras crianças e frequenta a escola. Para a mãe Manuelle Carvalho, as orientações dadas pelos profissionais são fundamentais para que as atividades também sejam desenvolvidas em casa.
“Hoje em dia meu filho vai ao shopping, participa de aniversários e tem uma rotina diária de atividades. Ele melhorou bastante e isso é possível não só pela forma como cada um aqui atende ao meu filho, mas também pela minha persistência em realizar as atividades com ele em casa”, destacou Manuelle.
Quem também comemora os avanços é a aposentada Maria da Paz Fontinelle. Segundo ela, Hanna, de apenas quatro anos, era totalmente introspectiva. Após um ano frequentando o espaço, é uma das crianças mais interativas. “Hoje tem gente que diz que ela nem é autista, de tanto que ela brinca”, afirmou a avó.
O atendimento feito no Espaço Amigo Ruy é gratuito, feito mediante encaminhamento clínico ou pediátrico. “A criança chega aqui e passa por uma triagem social. Logo depois, iniciamos o tratamento. Esse espaço é importante para o desenvolvimento das crianças e temos um corpo de profissionais que se destaca pelo atendimento prestado a cada uma delas”, afirmou a diretora do Eamaar, Ieda Rodrigues.
O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy está localizado na rua 18, Alvorada 2, atrás do Banco do Brasil. Mais informações no telefone (92) 3656-4004.
Reportagem: Leonardo Fierro
Fotos: Arlesson Sicsú