Escolas recebem campanha de Eliminação de Hanseníase e verminose

Por Prefeitura de Manaus

21/02/2013 15h07

Icone audio

Aproximadamente 200 mil alunos da rede municipal de ensino, na faixa de 05 a 14 anos, serão atendidos pela Campanha Nacional de Eliminação de Hanseníase e Geohelmitíase (verminose), que será desenvolvida em parceria pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa) com a Fundação Alfredo da Mata (Fuam) e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A campanha será realizada no período de 18 a 22 de março.

Na quarta-feira, 20, representantes da Semed, de todas as zonas geográficas da cidade e demais parceiros, participaram de uma reunião com profissionais da Fundação Alfredo da Mata (FUAM) para tratar do planejamento e da coordenação da Campanha, que contará ainda com a participação de alunos dos cursos de farmácia e enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“É uma ação que vai acontecer em parceria com a Semsa e Susam, onde as bases de saúde da Semsa vão estar atreladas às escolas fazendo esse acompanhamento”, explicou a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Escolar da Semed, Lourdes Souza.

Hanseníase

Durante a campanha, os alunos receberão um formulário que deverá ser preenchido por pais ou responsáveis para que seja feita a primeira identificação de sintomas. Juntamente com o formulário serão entregues folhetos explicativos sobre as doenças e as formas de identificação e prevenção. Os formulários devem ser devolvidos à escola que deverá encaminhar os procedimentos seguintes, como autorização dos pais para o tratamento médico e o encaminhamento e acompanhamento do tratamento. A medicação será fornecida pelo Ministério da Saúde e a responsabilidade de distribuição é das divisões regionais da Semed.

“A campanha busca identificar crianças que tenham alguma mancha que possa levar a um diagnóstico de hanseníase, que é uma doença grave no Amazonas. O tratamento será feito na própria escola por um profissional de saúde,  um tratamento em massa, buscando estender ao máximo o atendimento às crianças de 5 a 14 anos”, explicou a chefe do departamento de controle de doenças e epidemiologia da FUAM, Valderiza Pedrosa.

Verminose

A campanha também dará combate aos vários tipos de verminoses. A mesma equipe de profissionais de saúde vai identificar as crianças com os sintomas da  geohelmintíase e disponibilizar os remédios para tratamento, mediante autorização dos pais.