Escolas municipais com melhores notas no Ideb são visitadas por técnicos do Inep

Por Prefeitura de Manaus

16/05/2016 16h13

Icone audio

tecinep (2)

 

Para conhecer as boas práticas educacionais realizadas nas escolas públicas do país e compartilhar com outras unidades de ensino, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) criou o Projeto Gestão na Escola, com visitas em diversas cidades do Brasil para conhecer in loco os trabalhos desenvolvidos. Ao final das visitas, serão realizados relatórios de boas práticas, que serão disponibilizados em um site, já em construção.

 

Na manhã desta segunda-feira, 16, a assessoria técnica do Inep deu início às visitas em dez escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que se destacaram em práticas pedagógicas de 2013 a 2015, mesmo estando em adversidade financeira, de localização e infraestrutura. A primeira foi a Escola Municipal Lago e Silva, no Km 21 da Rodovia AM-010, onde foi constatado que os pais participam com assiduidade das reuniões e a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cinco, está acima da média para colégios da região.

 

“Vejo essa visita como uma atitude de valorização do trabalho feito na escola, que é com muito esforço, carinho e dedicação às crianças e aos pais. Estamos felizes, mas cientes de que a escola sempre pode melhorar, assim como o nosso Ideb”, afirmou a diretora da Escola Lago e Silva, Maria de Nazaré Freitas, que recebeu os técnicos do Inep e mostrou todas as ações realizadas pela unidade.

 

Para a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, o número de escolas visitadas pelo Inep mostra que as práticas desenvolvidas na rede municipal de ensino de Manaus têm sido exitosas.

 

“É muito importante disseminar as boas práticas que temos. Esse é o momento da partilha. Foram dez escolas selecionadas com melhor Ideb de 2013 e essas escolas vão apresentar o que têm feito para atingir esses resultados. Queremos que outras unidades verifiquem se seus problemas podem ser solucionados por práticas que já fazemos aqui e também que nós possamos aprender com outras experiências”, observou.

 

Compartilhamento de informações

A ideia de percorrer e conhecer as escolas do Brasil nasceu no ano passado e culminou com a criação do Projeto Gestão na Escola. A finalidade é compartilhar as boas práticas pedagógicas em um portal, que ainda ficará pronto, e onde os diretores escolares das escolas do país possam ter acesso. As ações serão divididas em temas como evasão escolar, ensino de Língua Portuguesa, entre outros.

 

“São ‘sacadas’ do diretor, que mesmo com pouco recurso, conseguiu colocar em prática bons resultados. Procuramos algumas dessas práticas e Manaus é uma das cidades que tem diversas boas práticas e facilmente aplicadas por outros diretores. A gente tem 150 mil escolas públicas no Brasil e os problemas dela são diferentes? São, mas nem tanto. Ou seja, o problema de uma escola provavelmente já foi resolvido por outra e o que queremos é criar esse canal onde a troca de soluções viabilize o crescimento dentro das escolas”, explicou o consultor técnico do Inep, Guilherme Soares.

 

Cronograma

Os técnicos do Inep ficam em Manaus até a próxima sexta-feira, 20, visitando duas escolas por dia. Além da Lago e Silva, nesta segunda a Escola Municipal Zilda Arns também foi visitada. Na terça será a vez da Francisca Pergentina e Eliana Pacheco.

 

Na quarta-feira, 18, a visita será na zona ribeirinha: a Escola São José 1 e Escola Indígena Santo André. Na quinta-feira, 19, a Waldir Garcia e a Maria José Nunes. E para finalizar, na sexta-feira, 20, será a vez da Escola Municipal Santo Agostinho e Léa Alencar.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054