Escolas Municipais abordam energia elétrica em Feira de Ciências
19/08/2015 14h50

Com o tema luz, ciência e vida para Manaus, os alunos da Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, no bairro Jorge Teixeira, apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 19, cinco trabalhos com a temática na feira de ciências da unidade de ensino que neste ano, envolveu direta e indiretamente cerca de 650 estudantes.
Os alunos do 3º ano abordaram a energia solar. Acompanhados do professor da classe, eles visitaram empresas que comercializam painéis que transformam a luz do sol em energia elétrica. Na sala, uma maquete mostrou como a energia solar pode ser usada para beneficiar as pessoas. Valéria do Nascimento, 9, explicou que os painéis de captação de energia solar custam em média R$ 6 mil reais e não são fabricados no Brasil.
Já os estudantes do 5º ano falaram sobre o poder do cérebro. Nessa premissa, apresentaram objetos que promovem ilusão de ótica e também como o homem encontrou, ao longo do tempo, a luz de led, que é uma solução mais barata e eficiente de luz elétrica. A sala foi ornamentada com luzes led e quadros com objetos que levam a ilusão do cérebro. Tinha um espelho que continha luzes e dava a impressão de ser infinito, um dado que quando a pessoa tampa a visão de um olho parece ser em 3D, além desenhos que dão a impressão de movimento.
Prefeito “antenado”
Segundo a aluna Ana Karolina Marques, 11, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto está antenado na importância da luz led. Ele pesquisou e descobriu que a prefeitura já trocou, na atual gestão, mais de duas mil lâmpadas comuns por lâmpadas de led, que além de ser mais barata, pode durar até 19 anos.
“O led é um diodo semicondutor ligado a uma corrente elétrica. Ele funciona com eletricidade. Antes, quando ele foi descoberto, como não tinha muitas pesquisas, era usado somente para luzes indicadoras, como o laser. Após muitas pesquisas, descobriram que poderia ser usado na luz do carro, do celular e depois a iluminação pública”, explicou.
Escola Rosa Sverner aborda “Energia Renováveis”
Mais de mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos projetos Se Liga e Acelera do Instituto Ayrton Sena da Escola Municipal Rosa Sverner, bairro Jorge Teixeira – I Etapa, zona Leste, participam da 3ª Feira de Ciências e Tecnologia, com tema “Energia Renováveis”.
A feira é baseada nos projetos da “Educação ambiental e as fontes renováveis de energia”, com os alunos do 1º ao 5º ano e “Ciência show”, com a participação dos estudantes do 6º ao 9º ano das disciplinas de geografia e ciências.
Os alunos apresentaram os resultados de seus trabalhos e atividades realizadas em sala de aula com pesquisas e até em casa, nas temáticas de Energia solar, Eólica, Solar, Petróleo, Hidroelétrica e Gás natural nas salas temáticas.
Textos: Thiago Botelho e Paulo Rogério
Foto: Lton Santos e Cleomir Santos