Escola e pais de alunos discutem estratégias para a Prova Brasil
24/08/2015 18h04

A Escola Municipal Dalvina da Silva Oliveira, Parque Riachuelo, zona Norte, está realizado, ao longo do ano letivo, uma série de medidas pedagógicas visando obter um bom resultado na Prova Brasil e alcançar a sua meta no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta segunda-feira, 24, a unidade realizou um encontro com os pais e responsáveis dos 225 alunos dos 5º e 9º ano para intensificar essas ações e estratégias.
De acordo com o gestor da unidade, José Francisco, o encontro promoveu o diálogo com as famílias dos alunos. “O nosso objetivo foi apresentar o histórico do Ideb da escola, demostrar de que forma a Prova Brasil é aplicada, destacar os impactos que a avaliação tem para unidade escolar e para a aprendizagem de seus filhos, além de nossas projeções e metas do Ideb, que tem como parâmetro avaliativo a prova Brasil”, salientou.
Ao longo da reunião, houve trocas de experiências com a psicóloga, conselheiro tutelar, palestras motivacionais que destacaram o papel da família no processo de aprendizagem, sobre o Ideb e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil.
Uma das palestrantes foi a gerente pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Amanda Hayden, que fez um breve histórico do Saeb e a responsabilidade dos agentes envolvidos na aprendizagem dos alunos. “Esses momentos são importantes para demostrar o papel da família, enfatizar que sua presença é importante e para envolvê-los no processo de ensino/aprendizagem. Além disso, para repassar informações pertinentes”, disse.
Ainda segundo Amanda, a unidade passou a integrar um grupo de 10 escolas prioritárias na avaliação do Ideb da DDZ Oeste, após avaliação de resultados do Ideb, de Avaliação de Desenvolvimento Escolar (ADE) e estimativa feita pelo Instituto Aquila.
Para a dona de casa Kellen Castro, mãe da aluna Klissis Akis Castro, o encontro contribuiu para integração entre a escola e os responsáveis pelos alunos. “Eu acredito que a escola tem que fazer mais momentos como este, porque dá oportunidade aos pais conhecerem o trabalho pedagógico da escola, avaliações relevantes como a Prova Brasil e, também, abre espaço para que haja integração entre a escola e as famílias”, avaliou.
Fotos:Assessoria de comunicação