Escola da Zona Leste é a bicampeã da 18ª Municipíadas
21/10/2015 17h15

Com oito medalhas, das quais cinco são de ouro, a Escola Municipal Professora Maria Auxiliadora, localizada no bairro João Paulo II, na Zona Leste de Manaus, foi a grande campeã da 18ª edição da Municipíadas 2015. O evento esportivo reuniu três mil alunos de 73 unidades de ensino do município em 11 modalidades de jogos desde o mês de junho. A premiação dos campeões foi realizada na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-Sul.
A equipe da escola Maria Auxiliadora ganhou todas as medalhas do atletismo e também se sagrou vencedora no xadrez feminino. De acordo com o diretor, Gilson Pereira Ângelo, a delegação da escola teve cerca de 80 estudantes participantes. Ele afirmou que o esporte tem sido uma ferramenta de auxílio das práticas pedagógicas, uma vez que ensina conceitos como respeito, disciplina e perseverança.
“Na verdade somos bicampeões da Municipíadas. O esporte lá na escola vem resgatando os alunos que por algum motivo tinham questões de indisciplina e faltas. Participando do esporte, a gente viu a transformação deles para melhor. É muito satisfatório ver que estamos tendo resultados. Alguns alunos são destaques na Municipíadas e também no desempenho escolar”, salientou.
No jiu-jitsu, a escola com mais títulos foi a Jorge de Resende Sobrinho, campeã no masculino infantil e juvenil. Os resultados são frutos das aulas do Projeto Aprender, Conviver e Lutar, que utiliza a arte marcial como instrumento pedagógico. Primeiro colocado no juvenil, Victor Hugo Silva, 16, diz que conheceu a arte suave no colégio e se apaixonou. “Quando coheci o esporte, senti que era isso que eu estava procurando. O jiu-jitsu me fez acordar mais cedo, respeitar minha mãe, ter mais respeito e disciplina nas coisas. Esse título veio coroar a minha dedicação”, comemorou o estudante.
A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, participou da premiação e destacou que as Municipíadas têm duas funções importantes na educação: promover a prática do esporte e a transformação de caráter das crianças. “Foi um sucesso, primeiro porque houve uma grande adesão de escolas e alunos, e depois pelo empenho dos professores de Educação Física, em destaque para os coordenadores das atividades”, disse.
“Quando praticamos esporte, cuidamos do físico e da alma. Os esportes produzem substâncias químicas que, de fato, tornam as pessoas mais felizes e isso é o mais importante para manter a tranquilidade e paz na escola, fazer com que os alunos se concentrem mais e tenham mais foco na aprendizagem”, completou.
Kátia afirmou, ainda, que o esporte consegue transformar o caráter das crianças e adolescentes, além de promover valores, princípios morais e éticos porque estimula o trabalho em equipe, a cooperação, a superação de limites, a fraternidade e a solidariedade. “Tudo isso ajuda a gente a formar cidadãos melhores, que é a mais nobre função da educação”, analisou.
Dever cumprido
Na avaliação do coordenador da Municipíadas, professor Zacarias Lopes, a sensação é de dever cumprido. Ele destacou o relato dos gestores de como o esporte tem conseguido mudar para melhor o dia a dia dos alunos.
“A Municipíadas se propôs a promover a socialização dos alunos, a desenvolver o respeito ao próximo, a cooperação mútua e o comprometimento do aluno com a escola, o envolvimento dele não somente nos jogos, mas no seu desenvolvimento como pessoa, como cidadão. Muitos jovens viviam em situação crítica no local onde moram, mas o esporte reverteu isso”, avaliou.
Classificação Geral
1) Escola Municipal Professora Maria Auxiliadora
2) Escola Municipal Aristóteles Alencar
3) Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho
4) Escola Municipal Jarlece Zaranza
5) Escola Municipal Ana Maria Barros
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054