Encontro debate e incentiva a participação dos educadores na construção da Base Nacional Comum Curricular
12/11/2015 15h45

Até o dia 12 de dezembro, profissionais da educação e a sociedade civil poderão dar sua contribuição para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que vai nortear as ações educacionais mínimas por série em todas as cidades brasileiras. A intenção é dar um padrão ao processo de ensino e aprendizagem nacionalmente e especificar claramente os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na educação básica, desde o ingresso na creche até o final do ensino médio.
Para incentivar a participação dos professores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá, no próximo dia 30, o ‘Dia D’, quando todas as unidades públicas de ensino da capital irão debater acerca do tema. Na ocasião, os profissionais do magistério saberão como utilizar o portal de sugestões.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da Semed e membro do Comitê regional do BNCC, Rosane Xavier de Freitas, a Base Nacional Curricular Comum é dividida em quatro áreas de conhecimento: linguagem; matemática; ciências humanas; e ciências naturais. E em cada uma delas existem eixos de aprendizado. A expectativa é que até o primeiro semestre de 2016, sejam compiladas as sugestões oriundas de todos os estados brasileiros e a partir das informações, seja criado um padrão educacional no país, no qual 60% do conteúdo atenderá a uma proposta nacional e 40% se encaixará nas especificidades de cada região.
“Essa é uma grande polêmica porque muita gente possui resistência a uma base, porque se tem a ideia que você vai engessar as ações. Estamos discutindo um texto que dará referência a todos os municípios brasileiros na construção do currículo mínimo. Quando a sociedade não discute que homem ela quer formar, que tipo de escola ela quer ter, em conjunto, ela acaba tendo uma diversidade muito grande que não é interessante”, disse.
“Por exemplo, eu posso ter alguém que está no Ensino Médio aqui em Manaus e quando vai para outro lugar, pode demonstrar muito mais conhecimento naquela área de estudo do que o outro que teve também o mesmo ensino. O que aconteceu?”, questionou Rosane.
A questão curricular, segundo ela, é o que pensa a escola desde o conteúdo até a ampla visão de que tipo de conhecimento é necessário que as pessoas tenham. Para ela, a discussão é tardia, já que deveria ser feita desde a Constituição de 1988.
“Se eu estou em Manaus, eu tenho um conhecimento que me dá base para fazer um diálogo com qualquer instituição de outro estado brasileiro”, explicou.
Eixo de tecnologia
Nesta quinta-feira, 12, mais de 100 coordenadores de Telecentro da Semed se reuniram para debater sobre o BNCC e sobre como poderão deixar suas contribuições na construção da proposta nacional. A tecnologia é um eixo dentro da área de linguagem.
Para a chefe da Gerência de Tecnologia Educacional, Aldemira Câmara, a reunião foi importante, também, para que os coordenadores de Telecentro se sintam parte do corpo docente da Semed e integrantes de ações de transformação da educação do país.
“Queremos inserir os coordenadores de telecentro nas atividades para mostrar a importância do papel deles enquanto professor e integrador das tecnologias no campo educacional. Muitas vezes eles se sentem isolados dentro dos laboratórios, mas têm que saber que são parte integrante na educação do município de Manaus”, observou.
Durante o encontro, foram apresentadas, também, ações que podem ser inseridas no dia a dia dos telecentros nas escolas. Uma das sugestões foi a criação de um blog, que atuará como um jornal eletrônico do colégio, atuando, desta maneira, na disciplina de língua portuguesa ao desenvolver a fala e escrita.
Pollyana Lemos, coordenadora do Telecentro da Escola Hahnemam Bacelar, na zona Centro-Sul, participou da reunião e contou que já faz uso do blog em sua unidade de ensino. Sobre a formatação do BNCC, ela acredita que é uma maneira de minimizar a diferença de aprendizado entre as escolas do país.
O site para sugestão do BNCC é o basenacionalcomum.mec.gov.br.
Fotos: Assessoria/ Semed
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054