Em campeonato de jiu-jitsu prefeito anuncia evento de MMA e repudia violência no futebol
08/12/2013 19h50

O prefeito de Manaus participou na tarde deste domingo, 08, do campeonato de Jiu-jitsu que leva o seu nome, a Copa Arthur Neto, que o homenageou por serviços prestados ao esporte. O prefeito anunciou um novo evento de MMA na cidade e repudiou a violência entre as torcidas, no jogo em que o Atlético Paranaense enfrentou o Vasco da Gama.
O prefeito foi ao evento acompanhado de duas lendas do Jiu-jitsu, o mestre Osvaldo Alves e o campeão mundial Amauri Bitetti, para assistir à final da categoria faixa preta.
Arthur, que é faixa coral de jiu-jitsu, foi homenageado pelo presidente da Federação de Amazonense de Jiu-jitsu (FAJJE), Guto Monteiro, que enfatizou a figura do prefeito como incentivador do esporte.
“Não estamos homenageando o Arthur prefeito, e sim o Arthur esportista, que independentemente dos cargos políticos que exerceu, sempre ajudou o Jiu-jitsu, e nós todos deveríamos tomar a história dele como exemplo”, disse o presidente.
O prefeito agradeceu a homenagem e enalteceu todos os atletas presentes que fazem de Manaus referência mundial no esporte.
“É uma história muito boa que começou a aproximadamente 20 anos e tem sido um êxito porque o Amazonas é muito competitivo nas artes marciais e especialmente no jiu-jitsu”, disse Arthur.
O prefeito aproveitou também para demonstrar seu repúdio pelas cenas de violência que aconteceram na última rodada do campeonato brasileiro, entre as torcidas do Vasco e do Atlético Paranaense.
“Isso foi muito lamentável mesmo, esses inconsequentes não sabem que têm muitas pessoas chateadas com o fato da Copa ser no Brasil. Esses irresponsáveis não percebem o mal que fizeram ao futebol brasileiro e a nossa Copa”, desabafou.
Ele disse ainda que teme que essa briga possa comprometer a imagem do Brasil às vésperas do Mundial.
“Muitos podem deixar de vir ao Brasil quando virem na TV, nos blogs, e nos jornais da Europa e Estados Unidos a selvageria que foi aquilo. Muitos ainda vão dizer que o país pode não ser capaz de garantir a segurança dos turistas”, reafirmou o prefeito ao falar que esse fato foi um desserviço ao empenho de quem luta pela Copa.
Bitetti Combat
O prefeito também anunciou a realização do maior evento de MMA do Brasil em Manaus, o Bitteti Combat, no dia 08 fevereiro de 2014, no Ginásio Amadeu Teixeira.
“O primeiro do ano que faremos será o Bitetti Combat, que terá um card com muitos amazonenses, mas quero trazer também o Jungle Fight que é organizado pelo meu amigo Walid Ismail”, disse o prefeito ao lembrar que no último sábado o lutador amazonense Alexandre Capitão, patrocinado pela prefeitura, se sagrou campeão do evento.
O idealizador do torneio, Amauri Bitetti, se mostrou empolgado com a realização da 19o edição do evento e disse que espera um grande espetáculo, em virtude do card que irá reunir lutadores amazonenses, de outras regiões do Brasil e internacionais.
“Manaus respira luta, por isso não temos dúvida que vai ser um sucesso a primeira edição do Bitetti Combat em Manaus”, disse o organizador.
Matéria: Ulysses Marcondes
Fotos : Karla Vieira