Em 10 dias, cidade já tem outra cara
10/01/2013 9h06

Há apenas 10 dias à frente da Prefeitura de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto já comtempla os primeiros resultados positivos, todos eles em áreas nevrálgicas do cotidiano da cidade. Mais de 20 toneladas de lixo já foram recolhidas nos trabalhos de coleta doméstica, mutirão de limpeza, desativação de lixeiras viciadas e coleta seletiva. A operação tapa-buraco avança e já atacou 84 pontos emergenciais, alguns deles no Centro, que conta também com o trabalho de conscientização de lojista para desobstrução das calçadas. No trânsito, a sinalização horizontal está sendo revitalizada, com a pintura de faixas em 36 cruzamentos. Praças e ruas do Centro passam por uma faxina geral, poda, controle de pragas e jardinagem. E nesse clima de apagar incêndios, ainda há espaços para o novo: ainda hoje, por exemplo, a Prefeitura inicia o Programa Saúde Manaus Itinerante, ampliando os serviços de assistência à população mais carente por meios das unidades móveis médico-ambulatoriais, odontológicas e de atendimento exclusivo às mulheres. Ainda é cedo, mas a cidade já respira um novo ar.
O prefeito imprime um ritmo frenético e exige de seus secretários respostas rápidas e um plano de resultados para os próximos 100 dias.
“Daremos uma nova cara para cidade que, certamente, servirá para que a sociedade avalie a nossa forma de governar”, destacou Arthur Virgílio.
Envolvida em grande parte das ações, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atendeu a 84 pontos emergenciais com a operação tapa-buracos, concentrados nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery e nos terminais T3 e T5. Aproximadamente 50 equipes, totalizado 500 agentes, estão envolvidas no trabalho, utilizando uma média de 60 toneladas de asfalto por dia estão. A previsão é que 300 pontos da cidade recebam os serviços de tapa-buracos até a próxima quarta-feira,16. A Manausluz acompanha a ação com a substituição dos postes de madeira por concreto.
A Prefeitura também iniciou uma verdadeira guerra contra o lixo. A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviço Público (Semulsp) comanda os mutirões de limpeza na zona Leste e a regularização da coleta em toda a cidade. Somente na remoção mecânica realizada nos mutirões de limpeza, foram retiradas 4.651 toneladas de lixo, o que equivale a 591 toneladas/dia. Na remoção manual, realizadas em pontos específicos, como lixeiras viciadas, foram mais 1.906 toneladas, o equivalente a 245 toneladas/dia. Na coleta doméstica foram retiradas 13.260 toneladas de lixo, mais de 1.600 toneladas/dia. A coleta seletiva recebeu mais 39 toneladas de resíduos sólidos de toda cidade.
“O que podemos observar é que Manaus estava, realmente, muito suja, principalmente os bairros da Zona Leste de Manaus, o que justifica o ponto de partida do mutirão”, ressaltou.
Cidade de Deus, Monte Sião, Valparaíso, Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, todos bairros da Zona Leste, já receberam a ação de limpeza, que deve avançar na próxima semana para os bairros Bela Vista, Jorge Teixeira, Braga Mendes e Alfredo Nascimento. O centro da cidade também recebeu atenção especial da Semulsp.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) atuou firme para garantir o ordenamento urbano. Promoveu ações em pontos cruciais da cidade. Em apenas dois dias foram a fiscalização do órgão fez 85 registros, 25 no5ificações, duas infrações, dois embargos e 56 produções externas.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) trabalhou firme na poda e controle de pragas. O Parque dos Bilhares (entre as Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista) na última quinta-feira (3) recebeu o Mutirão de Limpeza, realizado em parceria com as secretaria de Limpeza Pública e Assistência Social, além da manutenção com 116 podas em árvores e pequenos reparos nas instalações hidráulicas e elétricas nas duas etapas do parque. No sábado (5), foi dado início aos trabalhos no Centro. Foram feitas 76 podas e análises de risco de queda em árvores antigas, algumas com mais de 40 anos de idade, existentes no entorno da Praça da Saudade e ruas Ramos Ferreira e Ferreira Pena.
O trabalho continuará no próximo final de semana, sábado (12) e domingo (13), em um trecho da Ramos Ferreira e na Rua Luiz Antony, com apoio do Manaustrans, Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro e Amazonas Energia. Num segundo momento, as ações de manutenção serão levadas para os bairros que possuem corredores viários arborizados, começando pela Cachoeirinha, na Zona Sul. As duas principais vias (Avenidas Castelo Branco e Carvalho Leal), arborizadas pelo prefeito Artur Neto, e as ruas adjacentes, a exemplo da Urucará, Maues e Borba, tem um alto indice de infestação de ervas de passarinho, que compromete a arborização, e necessitam de manutenção e poda. Serão plantadas novas árvores em espaços com falhas e a retirada de árvores mortas.
Trânsito
A revitalização das faixas de pedestres e o estudo para revitalização de sinalização na Avenida Epaminondas também fazem parte das ações do órgão para área central da cidade. O trabalho está sendo realizado em 36 cruzamentos, totalizando 72 faixas. Durante os primeiros sete dias da nova gestão municipal, o ManausTrans operou em parceria com as demais secretarias envolvidas nos trabalhos de limpeza das ruas de Manaus. Decisão de maior impacto já está em vias de se concretizar. O decreto do prefeito Arthur Neto estabelecendo os critérios e horários de circulação de carretas à noite na área central deve ser publicado nos próximos dias.
“Manaus vive um trânsito caótico e, de imediato, algumas modificações precisam ser adotadas para que se possa dar mais fluidez ao tráfego”, enfatizou Arthur.
Em relação ao transporte público, Arthur assumiu em meio a uma crise provocada por pressões dos empresários para o reajuste da tarifa. Uma greve parcial e uma ameaça de greve geral já foram enfrentadas na primeira semana de trabalho. O prefeito quer o diálogo com os empresários para evitar o confronto, mas já avisou que não vai tolerar prejuízos à população. Do ponto de vista prático, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), já providenciou pequenos reparos nos terminais de ônibus e anunciou um plano de reforma e manutenção do T3, T$ e T5, além da desativação dos T1 e T2 e reativação do corredor exclusivo de ônibus da avenida Epaminondas.
REPORTAGEM E TEXTO: JACIRA OLIVEIRA, ALITA MENEZES E ASSESSORIAS