Eleições para conselheiro tutelar serão neste domingo
20/11/2015 16h02

As eleições para Conselheiros Tutelares de Manaus serão realizadas neste domingo, 22. O pleito é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Os 165 candidatos concorrem a 45 vagas para conselheiro titular e 45 vagas para suplente.
A votação será realizada em 143 escolas, com um total de 375 urnas, espalhadas em todas as zonas da cidade, incluindo a zona rural rodoviária e ribeirinha. Mais de três mil pessoas, entre servidores de todas as secretarias municipais e bolsistas do Programa Bolsa Universidade, irão atuar na eleição.
Uma das principais preocupações para este pleito foi a logística de alimentação. Seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e mais as cozinhas de duas escolas da zona Norte estão sendo empregadas para dar o suporte, providenciando refeições, lanches e água.
“Estamos empenhados para atender a determinação do prefeito Arthur Neto para que esta eleição seja impecável. Tudo está sendo estudado minuciosamente para garantir uma eleição segura e transparente para os candidatos e os eleitores. Principalmente nas últimas semanas, todos os nossos esforços foram concentrados em organizar e planejar todos os detalhes”, afirmou a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro.
A votação segue por todo o domingo até às 17h. Após o encerramento do pleito, as urnas serão recolhidas e escoltadas pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal até a Arena Amadeu Teixeira, onde ficarão guardadas. A apuração será realizada na segunda-feira, 23.
As escolas de votação receberam faixas de identificação e banners com informações sobre as escolas que foram agregadas, de forma a manter o eleitor informado sobre o local correto. Um Disque Eleição (0800 092 6644) também foi disponibilizado para tirar dúvidas de eleitores sobre os pontos de votação. A lista completa de escolas também pode ser consultada no site manaus.am.gov.br.
Eleitor deve ter atenção
Outra preocupação dos organizadores da eleição foi em estabelecer uma data de corte para os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi definido o dia 30 de outubro como parâmetro, ou seja, eleitores que fizeram o cadastramento até o dia 30 de outubro deverão se dirigir ao novo local de votação. Quem não fez o cadastramento ou fez a partir desta data, deverá votar na mesma escola que votou nas eleições de 2014.
Cadernos de votação
De acordo com a presidente do CMDCA, Gecilda Albano, diferente do que aconteceu na eleição do dia 04 de outubro, que foi cancelada após denúncia de eleitores que não conseguiram votar por não ter o nome na relação, os 548 cadernos eleitorais foram organizados por escolas e ordem alfabética, o que vai facilitar a identificação.
“Passamos a semana toda trabalhando nestes cadernos, folha a folha. Todas as secretarias e o conselho estão integrados para proporcionar uma infraestrutura adequada para este pleito. Mais de 3 mil pessoas estão envolvidas neste trabalho. Todo o material que será utilizado nos locais de votação está pronto”, esclareceu Gecilda.
Qual o papel do Conselheiro Tutelar
Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária será de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos. A posse dos conselheiros eleitos será em janeiro de 2016.
Texto: Graciete Araújo
Fotos: Diego Caja