Educadores municipais participam de palestra sobre uso responsável da internet

Por Prefeitura de Manaus

30/08/2016 16h08

Icone audio

Educadores da Semed participam de palestra sobre uso responsável da internet. Fotos: Cleomir Santos.

 

Mais de 100 educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram de uma palestra, na manhã desta terça-feira, 30, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Organização Não Governamental (ONG) SaferNet, sobre o uso consciente e responsável da rede mundial de computadores.

 

A ação faz parte do projeto ‘Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas’, que tem percorrido cidades brasileiras uma vez que o Brasil está entre os quatro países com o maior número de produção e distribuição de pornografia infantil na internet.

 

A Procuradora da República Bruna Menezes, que está coordenando as atividades no Estado, contou que a oficina já percorreu mais de 10 cidades do país e que o Amazonas foi um dos estados escolhidos por apresentar altos índices de crimes na internet envolvendo crianças e adolescentes.

 

Para ela, só a repressão não é suficiente para coibir a prática desses crimes. “Entendemos que é de suma importância a participação dos professores de Manaus porque em conversa com a Secretaria nos foi trazido que aqui também existe problema relacionado ao mau uso da internet, com o vazamento de informações e de fotografias de adolescentes, e isso tem um impacto na vida desses cidadãos”, disse.

 

A chefe da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Aldemira Câmara, explicou que a secretaria abraçou a iniciativa do MPF por entender que os estudantes estão mais expostos e são os principais alvos de ações criminosas na internet. Ela lembrou que a Semed possui atualmente 219 telecentros, que são utilizados pelos alunos para pesquisas escolares e que é preciso reforçar a orientação.

 

“Nós buscamos trabalhar a conscientização junto aos coordenadores de telecentros e responsáveis de tecnologia na escola, e o Ministério Público trouxe essa ideia e nos abraçamos por acharmos que ela vai somar com as ações que já fazemos na secretaria em relação aos perigos na internet, ao cyberbullying e como usar a internet de forma educativa”, justificou.

 

Cada profissional do magistério, além de assistir às palestras sobre a temática, recebeu a cartilha ‘Diálogo Virtual 2.0: Preocupado com o que acontece com a internet? Quer conversar?’, que instrui como trabalhar de maneira lúdica a temática com os estudantes nas aulas.

 

Ação na escola

O diretor da Escola Municipal Elvira Borges, Rosenir Gomes, assistiu às palestras e afirmou que já está pensando como trabalhar a temática com os aproximadamente mil alunos de sua unidade de ensino. Ele disse ainda acreditar que a falta de informação é o principal causador de problemas relacionados à internet.

 

“A internet é pública. Todas as pessoas têm acesso, sejam pessoas boas ou más. Então, assim como temos que ter cuidado ao andar na rua, temos que ter cuidado com o que nós vamos visualizar e postar na internet. As crianças ainda não sabem discernir o que tem na via virtual, daí a nossa responsabilidade, como professores, de instruir essa meninada”, concluiu.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos / Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054