Domingo é dia de bike com a primeira edição da Ciclofaixa

Por Prefeitura de Manaus

16/03/2013 15h02

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) e em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realiza neste domingo, 17, das 7h às 11h, a primeira edição do Projeto Ciclofaixa, que vai liberar dois quilômetros da Avenida Getúlio Vargas para que os ciclistas  possam passear pelo centro da cidade.

O Departamento de Engenharia do Detran definiu a Ciclofaixa com início na avenida Getúlio Vargas com a rua Ramos Ferreira, seguindo até a avenida Sete de Setembro (esquina com o colégio Estadual), contornando a Praça da Polícia pela José Paranaguá com a Floriano Peixoto e retorno à avenida Getúlio Vargas. Em todo o percurso, estarão presentes 10 agentes de educação do Detran  e mais 10 coordenadores e professores da Semdej.

“Queremos oferecer um espaço com segurança para todos os públicos. Ainda no domingo, durante o período da Ciclofaixa, será lançada a campanha “Respeite o Ciclista”, que fará parte das ações do Detran e da Semdej para melhorar a relação entre ciclista e motorista. Utilizaremos folders e placas para a ação”, afirmou o secretário da Sendej, Fabrício Lima.

Manifestação em prol da vida

Aproveitando a estreia da primeira Ciclofaixa no Centro, o grupo Guaribike está organizando para este domingo uma manifestação pacífica em prol da vida. Segundo a coordenadora do grupo, Cláudia Valente de Oliveira, aproximadamente 150 ciclistas sairão do Parque dos Bilhares, todos vestidos de branco, até a avenida Getúlio Vargas, e ficarão concentrados na Praça da Polícia (José Paranaguá com a Floriano Peixoto).

“Vamos fazer esta manifestação pacífica para clamar por justiça e paz, enfatizando o caso do David Santos Souza, que teve o braço amputado em um acidente, em São Paulo, no domingo passado. Além disso, estamos confiantes que com esta Ciclofaixa, que terá a fiscalização e orientação das entidades municipais e estaduais, os ciclistas e os motoristas começarão a entender seus direitos e deveres”, comentou Valente, que pedala há dois anos.