Distrito de Saúde Sul recebe Fórum de Vinculação Pré-Natal
12/04/2016 17h31

O primeiro Fórum de Vinculação Pré-Natal 2016 do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) deve reunir, nesta quarta-feira, 13, 200 profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das maternidades Instituto da Mulher Dona Lindu e Balbina Mestrinho.
O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) acontece no auditório da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, das 14h às 17h
A gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Nascimento, explica que a vinculação é uma das estratégias utilizadas pela Semsa para reduzir a mortalidade materna e infantil, integrando os serviços executados pelos profissionais que atuam nas UBSs onde as mulheres realizam o pré-natal com os profissionais das maternidades, além de fortalecer o vínculo da gestante com a rede de atendimento.
“O fórum é uma das ações dessa estratégia, sendo um espaço para promover a aproximação dos profissionais, discutindo os procedimentos e fluxos no atendimento à gestante, abordando temas relacionados à melhoria dos serviços e analisando sugestões para a resolução de problemas”, explica Oriana Nascimento.
De acordo com a responsável técnica pelo programa de Saúde da Mulher no Disa Sul, enfermeira Lucia Marques de Freitas, o primeiro Fórum de Vinculação deste ano vai abordar os temas: Serviço de Referência Obstétrica para Zika Vírus instalado na UBS Nilton Lins; Fluxo de atendimento do recém-nascido com suspeita de microcefalia ou síndrome neurológica; e Resultados do trabalho de vinculação realizado em 2015 entre as UBSs e as maternidades da zona Sul.
“Cada Distrito de Saúde (Sul, Leste, Norte e Oeste) realiza anualmente três Fóruns de Vinculação, consolidando as ações desenvolvidas durante todo ano para promover o fortalecimento do vínculo entre os serviços de saúde e as mulheres grávidas”, ressalta Lúcia Freitas.
O trabalho de vinculação executado pela Semsa, além de integrar as atividades das UBSs e maternidades, consiste na execução de ações em que a gestante, ainda durante o pré-natal, tem a oportunidade de conhecer a maternidade onde será atendida durante o parto, esclarecendo dúvidas e obtendo informações sobre normas, rotinas e procedimentos que devem ser seguidos.
“As UBSs de cada Distrito de Saúde são vinculadas às maternidades localizadas na sua área de atuação, seja a zona Sul, Norte, Leste ou Oeste. A partir do atendimento na UBS, as gestantes são vinculadas a uma das maternidades próxima da sua residência. É uma forma de assegurar o acesso, o acolhimento e resolutividade dos serviços, evitando deslocamento da gestante em busca de atendimento e garantindo uma vaga nas maternidades de acordo com a área de abrangência”, afirma Lúcia Freitas.
Texto: Eurivânia Galúcio
Fotos: Divulgação/Semsa
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315