Diego Brandão vence argentino em seletiva do ADCC em Manaus

Por Prefeitura de Manaus

29/09/2014 11h50

Icone audio

O brasileiro Diego Brandão “Ceará” venceu o argentino Mariano Hinojal, na superluta da tarde deste domingo, 28, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, pela seletiva do Amazon Trials Submission Fighting, que classificou, automaticamente, os campeões nas categorias até 99 kg e acima de 99 kg para o mundial do Abu Dhabi Combate Club (ADCC), em 2015.

Segundo o coordenador do ADCC na América Latina, Lefteris Magiropoulos, aproximadamente 71 atletas participaram da competição, em diferentes níveis. Os vencedores nas categorias 66 kg, 77 kg e 88 kg garantiram vaga, com direito a passagem, hospedagem e alimentação, para as seletivas que serão realizadas no Rio de Janeiro e São Paulo no mês de maio do próximo ano.

Magiropoulos destacou, ainda, que o Brasil tem se destacado mundialmente no cenário de lutas. Ele declarou na ocasião que o Amazonas dispõe de excelentes representantes, como José Aldo e Adriano Martins.

Organizado pela Abu Dhabi Combate Club (ADCC-Brasil), o evento contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

“A seletiva foi um sucesso, tanto em relação à estrutura montada, como no que diz respeito ao nível técnico dos competidores, que mostraram ao público presente lutas de alta qualidade, comprovando que temos, hoje, atletas altamente qualificados para competições nacionais e internacionais”, enfatizou o secretário da Semjel, Elvys Damasceno.

 

Substituição

Atualmente morando nos Estados Unidos, Diego Brandão está de férias em Manaus, onde aproveita para rever os amigos e curtir a família. Ele aceitou, de última hora, enfrentar o argentino Mariano Hinojal na luta principal do evento após o amazonense Alan Nuguette sofrer uma lesão na boca em treino realizado no Rio de Janeiro na última sexta-feira, 26, quando precisou ser submetido a procedimento cirúrgico.

“É uma honra muito grande poder vencer em casa. Agradeço imensamente a todos que acreditam no meu potencial, como o prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, e o mestre Osvaldo Alves, com quem aprendi muito”, declarou, visivelmente emocionado, após o anúncio do placar de 9×0 na Arena Amadeu Teixeira.

Na plateia, a avó Raimunda Silva, 80, a mãe Maria Cleide, 49, a irmã Vitória de 2 anos e amigos de Diego comemoravam a vitória do primeiro brasileiro a ser campeão no The Ultimate Fight (TUF) sobre o argentino. “A família está em festa! Nem esperávamos que ele fosse lutar, pois está de férias. Não tenho palavras para expressar a nossa felicidade”, disse Maria Cleide, que recebeu um beijo na testa do filho ao entregar a medalha e troféu no pódio.

 

Retorno às competições

Com mais de 15 anos de história nos esportes de chão do Amazonas, uma das atletas mais aguardadas do Amazon Trials Submission Fighting, Andrezza Façanha, 29, mulher do lutador amazonense, Adriano Martins, 31, venceu a adversária Gisely Suelen Oliveira, representante do CT Bruno Cilla.

A lutadora estava afastada dos tatames para se dedicar à família e a carreira do marido, que está em ascensão após firmar contrato com a maior organização de artes marciais mistas do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC).

“Foi emocionante entrar no tatame e realizar um sonho, pois ao longo da minha carreira, ainda não havia participado de seletivas do ADCC. É muito bom, depois de tanto tempo fora de cena, obter uma vitória em casa”, declarou.

Na arquibancada, o marido Adriano Martins e a filha do casal, Maria Eduarda, de 7 anos, vibraram com o resultado. “Essa competição (Trials ADCC Amazon) é espelho para os lutadores de jiu-jítsu profissional. Fico feliz de estar prestigiando um evento tão grande como esse. Andrezza já tem uma história no esporte. É o que ela gosta. Fico muito feliz com esse retorno e mais ainda pela vitória”, enfatizou.

 

Sobre o ADCC

Fundado em 1998, na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, o Abu Dhabi Combat Club (ADCC) tinha por finalidade treinar crianças e estudantes de até 12 anos para que se tornassem lutadores profissionais. Com o passar dos anos, a corporação foi conquistando notoriedade em todo o mundo e criou o ADCC Submission Fighting que movimenta atualmente até 200 mil dólares em prêmios por campeonato e conta com a participação de centenas de atletas, representantes de diferentes continentes.

 

 

Classificação final da seletiva:

 

Feminino até 66 kg

1º lugar – Andrezza Façanha Pinho (Equipe Top Life)

2º lugar – Gisely Suelen Oliveira (CT Bruno Cilla)

 

Feminino Acima de 66 kg

1º lugar – Jéssica da Silva Oliveira (Gracie Barra Amazonas)

2º lugar – Hellen Lima de Souza (Equipe Top Life)

3º lugar – Juliana Gonçalves de Souza (CT Bruno Cilla)

 

Masculino Até 66 kg

1º lugar – Claudevan Martins (GFT Manaus)

2º lugar – Guilherme Montenegro (Equipe Elvys Damasceno)

3º lugar – Francinaldo Nazaré Magalhães (CT Bruno Cilla)

 

Masculino Até 77 kg

1º lugar – Davi Souza dos Santos (CheckMat)

2º lugar – Marcelino dos Santos Cavalcante (CT Bruno Cilla)

3º lugar – Jeferson Farias de Messias (Top Life)

 

Masculino Até 88 kg

1º lugar – Victor Hugo das Neves (Academia Osvaldo Alves)

2º lugar – Marceu Coutinho Peixoto (Constructor Team)

3º lugar – Willians Bosca Jezini (Top Life)

 

Masculino Até 99 kg

1º lugar – Eduardo Alves (PSLPB Cícero Costha)

2º lugar – Marcelo Agra Belota (CTL)

3º lugar – João Vanderlei (Mutação)

 

Masculino Acima de 99 kg

1º lugar – Mikhakene Reinaldo (Gracie Barra)

2º lugar – Maciel dos Santos Cavalcante (CT Bruno Cilla)

3º lugar – Wesley Souza Mamed (Mutação)

 

Masculino Superluta

1º lugar – Diego Brandão (Clube Pina)

2º lugar – Mariano Hinojal (Cesar CarcegLia)