Dia Mundial da Saúde deve reunir cinco mil pessoas na Ponta Negra
05/04/2013 15h52

A programação organizada pela Prefeitura de Manaus para comemorar o Dia Mundial da Saúde deve reunir cinco mil pessoas na Ponta Negra, no próximo domingo, 07, de 8h30 às 12h. A comemoração vai ocorrer simultaneamente nas 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 e faz parte das estratégias do Ministério da Saúde para promover e incentivar a prática de atividades físicas e a alimentação saudável.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com outras secretarias e instituições, montou uma programação que pretende atender crianças, adolescentes, adultos e idosos. Serão montados 11 estandes para a abordagem de ações de prevenção e controle do tabagismo e de orientação nutricional, educação no trânsito e cuidados com o meio ambiente, além de orientações sobre a prevenção ao câncer de pele e contra doenças como hipertensão e diabetes.
A população terá acesso à atividade lúdica com teatro de fantoche, cantinho da leitura, desenho, jogos pedagógicos sobre Educação no Trânsito, shantala para bebês e atividades físicas para gestantes. Serão desenvolvidas ainda ações de Educação Ambiental com a doação de mudas frutíferas e artesanais e orientação sobre a correta destinação de resíduos sólidos e líquidos.
A Prefeitura de Manaus vai oferecer também atividades recreativas como jogos de dominó, xadrez e tênis de mesa e atrações culturais com o Palhaço da Alegria, Boi Garantido e Boi Caprichoso, e apresentação do Grupo de Teatro Rio Nascer. Haverá a oportunidade para a população participar de ginástica laboral, caminhada, dança de rua, passeio ciclístico, atividade física para a Melhor Idade, capoeira e macroginástica.
Todas as 12 cidades que realizarão o evento irão contar com a presença de um atleta de destaque. Manaus vai receber o atleta parintinense Jander Cardoso Nunes, um dos principais nomes do atletismo amazonense e que conquistou a medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo 2011.
Saúde
Para destacar o tema do Dia Mundial da Saúde 2013, ‘Viver com saúde é uma grande vitória’, a Semsa também vai montar na Ponta Negra um estande para oferecer teste de glicemia capilar para a detecção de diabetes, aferição de pressão arterial e avaliação do índice de massa corporal com verificação do peso e altura.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, uma das prioridades é o combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a diabetes e a hipertensão, que podem ser evitadas e controladas através de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos.
“A participação da população em eventos como Dia Mundial da Saúde é importante para que se possa conscientizar contra a hipertensão e a diabetes, doenças que trazem sérias complicações para a saúde das pessoas e que podem levar à morte”, explicou destacou Evandro Melo.
A Semsa também vai aproveitar o evento para reforçar a chamada para a população participar do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10, que pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo do Brasil, 100 mil em Manaus, para que se possa levar à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A Semsa aderiu ao abaixo-assinado e já está coletando assinaturas na rede municipal de Atenção Primária, por meio das Unidades de Saúde que receberam as fichas de assinaturas para que trabalhadores e usuários possam aderir ao movimento. “Estaremos disponibilizando o abaixo-assinado durante a programação na Ponta Negra e a população também poderá participar e colaborar para mais esse avanço na área da saúde”, afirmou Evandro Melo.
PROGRAMAÇÃO:
Semsa – Coordenação geral do evento, apoio logístico, envolvimento nas atividades educativas e assistenciais nos estandes de saúde;
Manauscult – Apresentação dos Palhaços da Alegria e Boi Bumbá;
Esporte e Lazer – Xadrez, dominó, tênis de mesa e caminhada orientada;
Meio Ambiente – Orientação e exposição para sensibilização de utilização dos resíduos como óleo de cozinha, garrafa pet, distribuição de mudas;
Manaustrans – Palestras de segurança no trânsito, tapete pedagógico, jogos pedagógicos e controle do trânsito durante o evento;
Detran – oficina lúdica e teatro de fantoches;
Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) Ginástica laboral, atividade cultural, caminhada orientada e capoeira;
Faculdade Ciesa e Martha Falcão – Conscientização de câncer de pele e prevenção;
Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) – Espaço lúdico com a Semsa (Disas), stand com teatro de fantoches, corrida e orientação sobre doenças, Espaço mãe/bebê;
Universidade do Estado do Amazonas (UEA/UNAT) – apresentação do Grupo de Teatro Rio Nascer, adesivagem nos carros, orientação de combate ao fumo e saúde bucal;
Grupo Pedala Manaus – Orientação e exposição de bicicletas;
Polícia Militar – Segurança;
SAMU – Assistência à saúde com SOS Vida;
Exército – Cessão e montagem de estandes;
IMPLURB – Acompanhamento da infraestrutura do evento e manutenção do anfiteatro;
Semulsp – Manutenção da limpeza no local;
Sorveteria Toya – Distribuição de 450 picolés.