Defesa Civil e Guarda Municipal em ação
12/04/2013 8h58

Nos primeiros 100 dias de gestão, o Gabinete Militar atuou na reorganização das estruturas administrativas e operacionais.
Defesa Civil
Na área de Defesa Civil, das doze metas apresentadas no início do ano, dez foram concluídas e duas estão em tramitação, porque a implantação dependeu de agentes externos. Entre as metas concluídas estão:
. Levantamento cadastral das edificações localizadas em área de risco na zona urbana de Manaus – 419 imóveis foram vistoriados, em seis deles, os técnicos da Defesa Civil identificaram alto risco de desabamento, as famílias foram retiradas e encaminhadas ao aluguel social e as casas demolidas para evitar acidentes.
. Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) – O primeiro NUPDEC foi instalado na zona norte de Manaus e funciona no prédio comunitário, Movimento Amigos da Zona Norte (MAZON), que reúne moradores de oito bairros dessa área. Essas pessoas, voluntárias a participar do projeto, estão recebendo instruções e vão participar de cursos ministrados pela Defesa Civil de como proceder em casos de emergência e o que pode ser feito para evitar acidentes.
. Capacitação de servidores – desde janeiro, servidores do quadro do Gabinete Militar participaram dos cursos ‘Brigadas de incêndios e Primeiros Socorros’ ministrado pelo Corpo de Bombeiros, curso de ‘Defesa Civil em ações emergenciais’ ministrado pela Defesa Civil Nacional por meio do ensino à distância, curso de ‘Gestão de Projetos’ ministrado pela fundação Muraki e ainda curso ‘Especialização em espaço confinado’ ministrado pelo Bombeiro Civil.
. Defesa Civil nas escolas – A meta que visa promover palestras nas escolas da rede municipal para esclarecer a finalidade da Defesa Civil, orientar sobre o que pode e não pode ser feito em área de risco, trabalhando ação de multiplicador. A primeira fase foi concluída com a qualificação dos servidores em palestras e educação, o material didático que será utilizado já esta sendo confeccionado, e os trabalhos terão início nas Escolas do bairro Mauazinho, em Abril.
. Setor de Projetos – para elaboração de projetos para a captação de recursos federais destinados à prevenção e minimização de desastres. O projeto esta em tramitação, os servidores já concluíram o curso de Gestão de projetos e a instalação está em análise na Procuradoria Geral do Município (PGM).
Guarda Municipal de Manaus
. Patrulhamento nos Terminais de integração com o aumento do efetivo da Guarda Municipal em todos os terminais da cidade ( T1, T2, T3, T4, T5, Terminal da Matriz e Rodoviária). A atividade está sendo realizada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) e pelo Grupo de Operação Motorizada (GOMt) nos horários mais críticos.
. Patrulhamento das Praças do Centro da Cidade para garantir a segurança da população é realizada em operações em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e a Secretaria Municipal Extraordinária para a Requalificação do Centro (Semex).
. Patrulhamento dos Parques Urbanos e Áreas de Lazer como o parque dos Bilhares, Lagoa do Japiim, Parque do Idoso, Parque do Mindu, Passeio do Bindá, Cidade das Crianças e Ponta Negra, que foi reforçado desde fevereiro.
. Apoio às abordagens sociais da Semasdh para garantir a segurança dos servidores em operações como cadastramento de famílias em áreas de risco e levantamento das famílias afetadas pelo rompimento de adutoras nos bairros Mauazinho e Compensa.
. Formação de Guardas Municipais em atividades de Defesa Civil ainda esta em planejamento. Os cursos serão ministrado por profissionais do quadro interno, mas por conta do aumento da demanda dos agentes da Defesa Civil com as ocorrências, ainda não pode ser executado.
. A Integração nas ações de Defesa Civil do Município já esta sendo desenvolvida desde o início do ano com as operações em conjunto em que a Guarda atua na segurança dos Servidores da Defesa Civil em ações emergenciais como as ocorrências de maior proporção como em casos de alagamentos.
. Acompanhamento com monitoramento dos principais locais de responsabilidade da Guarda Municipal com permanência de um Guarda no CIOPS, para acionar reforço quando necessário e assim agilizar os trabalhos. Em tramitação entre Estado e Prefeitura.
Além das Metas apresentadas no início do ano, o Gabinete Militar realizou avanços em parcerias de outros órgãos governamentais e não-governamentais em apoio às ações de Defesa Civil. As equipes atenderam 253 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado por conta do aumento nas ocorrências de chuvas.