Defesa Civil desenvolve plano de evacuação escolar no Mauazinho

Por Prefeitura de Manaus

22/11/2013 13h18

Icone audio

Às nove horas da manhã a sirene de emergência tocou alertando a todos na Escola Municipal Escritor Anísio Teixeira para sair com urgência do prédio. Os funcionários pararam os seus afazeres, os alunos deixaram as salas de aula, calmamente em fila, e foram para a quadra do colégio. Não era uma emergência real, tudo aconteceu como simulação para preparar os servidores e estudantes, em caso de necessidade, para evacuar o prédio em segurança evitando desastres.

 

Os técnicos da Defesa Civil de Manaus acompanharam tudo de perto, e segundo o gerente de análise e fiscalização de área de risco, Dorivan Almeida, o resultado do procedimento treinado com os professores e colaboradores foi como o esperado e em tempo hábil, o considerado seguro em caso de incêndio, ou seja, menos de 5 minutos.

 

“Esse treinamento precisa ser constante, começamos o curso com os professores e colaboradores no dia 7 de novembro e tudo o que ensinamos a eles foi feito, isso precisa ser realizado a cada três meses para que os alunos se acostumem com a saída imediata e se um dia for necessário não haverá pânico” explicou.

 

A gestora da escola, Lisleides Rodrigues da Costa, disse que informou a semed que iria usar a sirene do sistema de segurança das escolas para o treinamento, e depois do simulado constatou a necessidade desse exercício, segundo ela, a Escola Municipal Escritor Anísio Teixeira já foi afetada por ventos fortes e ficou destelhada.

 

“Eu achei que esse exercício foi positivo, e já verificamos alguns pontos que precisamos treinar como mais agilidade na saída dos alunos que estão no segundo andar. Conversei com os professores e vamos fazer esse treinamento uma vez por mês principalmente agora na época de chuva”, disse.

 

A Escola atende estudante de seis a quinze anos, no ensino fundamental. Treinar crianças com essa idade, segundo os professores, vai ajudá-los a tornar isso um hábito não só na escola, mas em casa. “Treinamos a calma para eles saberem como agir em caso de emergência até mesmo em casa, eu expliquei que é preciso manter a calma e sair em fila para não haver tumulto, isso na escola e em qualquer lugar”, explicou a professora do segundo ano, Rose Bezerra.

 

Os técnicos da Defesa Civil de Manaus fizeram algumas anotações do que é preciso melhorar, e pelo menos uma vez por semestre vão acompanhar esse treinamento e verificar a eficácia além do tempo que é preciso ser o menor possível.

 

O plano de evacuação escolar deve ser desenvolvido em todas as escolas da capital. O objetivo é treinar a comunidade escolar para que em caso de emergência acione os órgãos competentes mas, que eles possam ser a primeira resposta abandonando o prédio em segurança.

 

Assessoria de Imprensa-Defesa Civil/92 8177-0380 / 8842-1411