Defesa Civil de Manaus e Cemaden fazem levantamento de áreas de risco na capital

Por Prefeitura de Manaus

07/01/2014 14h22

Icone audio

Pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, Cemaden, estão em Manaus para um estudo de campo, os objetivos são fazer um levantamento das áreas de risco geológico da capital e verificar a necessidade da instalação de mais pluviômetros automáticos, aparelhos que emitem em tempo real ao Cemaden a informação da quantidade de chuva que cai nesses locais. Este equipamento possibilita uma visão realista do que está acontecendo em Manaus.

 

Segundo o pesquisador do Cemaden Ian Marins Seixas, com essas informações é possível criar um banco de dados chamado “cenário de risco”, que vai auxiliar, quando necessário, a emissão de alerta da possibilidade de desastres naturais para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cenad, e para as Defesas Civis estadual e municipal. De acordo com Seixas, quanto mais precisas forem as informações, mais rápida será a ação.

 

O Cemaden deve instalar cerca de 20 a 30 pluviômetros na capital dependendo do cenário que eles encontrarem. A visita será feita com base no mapeamento de áreas de risco da Defesa Civil Municipal, que acompanhará os trabalhos durante a visita. Ainda segundo o pesquisador do Cemaden, o objetivo é instalar esses equipamentos antes da cheia do Rio Negro, que também será analisada pelos técnicos, com o acompanhamento da quantidade de chuva e a subida do Rio. “A gente vai visitar ‘in loco’ as áreas de risco, verificar ponto a ponto onde serão instalados esses equipamentos e buscar a formalização e os apoios de cooperação técnica. Até o final da semana, a gente quer concluir tudo para enviar os parceiros para a instalação” disse o pesquisador.

 

Manaus já conta hoje com dez pluviômetros semiautomáticos instalados em todas as zonas da cidade. Os equipamentos foram adquiridos pela Defesa Civil Municipal por meio de um convênio com o Cemaden, que só foi possível depois da capacitação de moradores com a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdec.