DDZ Leste 2 realiza 3º Encontro de Colaboradores

Por Prefeitura de Manaus

03/02/2016 14h25

Icone audio

ddz2Para promover a formação continuada das manipuladoras de alimentos, agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais que atuam nas escolas da rede municipal de ensino, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 realizou, nesta quarta-feira, 03, o III Encontro de Colaboradores da Educação da DDZ.

O evento reuniu cerca de 200 técnicas de manipulação na sede da Escola Municipal Themístocles Gadelha, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Também participaram agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais.

Para a gerente da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, o encontro valoriza o trabalho do profissional que atua na ponta da escola, como a manipuladora de alimentos, de quem faz a limpeza ou zela pelo patrimônio escolar.

“Já trabalhamos com os docentes e pedagogos e agora, estendemos para outros segmentos da escola porque entendemos que a formação não é apenas importante para o corpo técnico da unidade escolar, mas para todo e qualquer indivíduo que queira crescer profissionalmente”, salientou Socorro.

As merendeiras aprenderam mais sobre a área de atuação e foram estimuladas a inovar, colocando em prática novas metodologias. “A criança que chega na escola e merenda bem, ela não se evade. Não é apenas fazer a merenda, mas contribuir para a permanência dessas crianças no processo educativo, diminuindo, assim, a evasão escolar”, complementou a gerente.

Crescimento profissional

Para a técnica de manipulação de alimentos Maria de Lourdes Mendonça, 53, que atua há cinco anos em na escola Helena Augusta Walcott, no bairro Jorge Teixeira, os encontros a ajudam a crescer profissionalmente. “É uma oportunidade de contarmos nossas experiências e vivenciamos outras. Me sinto muito bem participando porque amo fazer o que eu faço”, explicou.

Já a técnica de alimentação Tatiane Almeida, 24, está na área há apenas um ano, e participa pela primeira vez do evento. Segundo ela, preparar a merenda das crianças é como cuidar de sua família. “Deixei de ser vendedora para fazer o que eu faço. Não me arrependi, pelo contrário, atuo próximo de casa e ainda cuida das crianças que têm as idades dos meus filhos. Espero aprender um pouco mais e melhorar cada vez mais o meu trabalho”, afirmou.

Texto: Auriane Carvalho

Foto: Rodemarques Abreu

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188/ 98155-1491/ 98124-2626