Curso destaca amplo papel do farmacêutico na saúde e bem estar dos pacientes
22/08/2015 13h21

Doenças do século 21, como a hipertensão e o diabetes, foram os temas apresentados no Curso de Atualização de Farmácia Clínica, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), neste sábado, 22, no auditório do órgão, com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM). O curso, intitulado “Atenção Farmacêutica de pacientes hipertensos e diabéticos”, acontece em dois módulos: o primeiro realizado hoje e o segundo no próximo dia 29.
Ministrado pelo Professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mestre em Ciências Médicas, Doutor em Ciências Farmacêuticas e Pós- Doutor em Assistência Farmacêutica, Dr. Paulo Maximiliano Corrêa explicou que o curso foi direcionado aos profissionais da área para apresentar a importância das atribuições clínicas do farmacêutico, promovendo á saúde e o bem estar da população.
De acordo com a presidente do CRF-AM, Ednilza Guedes o curso faz parte da política de capacitação profissional desenvolvida pelo órgão e visa à abertura de mercado para os farmacêuticos, como junto às clínicas, desenvolvendo uma dinâmica ainda maior no que diz respeito à atenção farmacêutica no Amazonas. “A intenção de fortalecer essas parcerias, como do município com o CRF-AM, é além de qualificar os profissionais da área, mostrar aos farmacêuticos e a população a importância da profissão para a saúde pública”, disse.
Para a diretora do Departamento de Logística da Semsa, farmacêutica Maria Wanda, a capacitação é importante não apenas para acadêmicos e profissionais que compõem a estrutura da Semsa, mas para todo o mercado que envolve a categoria profissional, pois abre-se uma possibilidade criando uma nova clínica de olhar ao usuário e paciente hipertenso e diabético. “A hipertensão e diabetes são duas preocupações da secretaria. Nós, como farmacêuticos, temos a obrigação de estarmos nos capacitando para atendermos cada vez melhor cada paciente, melhorando a qualidade de vida de cada um. Então, é para isso que esse curso veio, para qualificar nossos profissionais e melhorar a qualidade de vida dos usuários”, concluiu.
Segundo a resolução nº 585/13, que dispõe sobre as atribuições clínicas do farmacêutico, a Farmácia Clínica é a área da Farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, a promover a saúde e o bem estar e prevenir doenças.
Reportagem: Marcelo Guilherme
Fotos: Karla Vieira
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)