Crianças aprendem com os Garis da Alegria sobre o respeito à natureza
09/09/2015 14h48

O grupo de conscientização ambiental Garis da Alegria, da Prefeitura de Manaus, participou, nesta quarta-feira, 9, do projeto educacional de preservação do meio ambiente da Fundação Bradesco. Os mais de 1.200 alunos puderam assistir, em apresentações divididas em dois turnos, a apresentação do grupo que usa brincadeiras, música, teatro e dança para ensinar o respeito à natureza.
“Nosso papel é levar informação com alegria e descontração. Falamos dos deveres da população com o meio ambiente onde está inserido. Cantamos o respeito à natureza e abordamos o trabalho dos nossos colegas garis, que cuidam da limpeza das ruas, praças e dos nossos igarapés”, explicou Alan Nascimento, o ‘Gari Cantor’.
Composto por 8 membros, os Garis da Alegria percorrem a cidade apresentando peças e números musicais sempre com a temática ambiental como bandeira. Órgãos públicos, escolas, empresas, feiras e mercados são os locais mais visitados pelo grupo. “Nosso trabalho pode ir a qualquer lugar. Atendemos a todas as solicitações. Basta que os interessados nos procurem”, disse Laurimar Costa, presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Semulsp.
O Secretário Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, considera o trabalho dos Garis da Alegria como um dos mais importantes no serviço público de limpeza, já que são eles que entram nas comunidades para buscar a mudança de hábito da população. “Eles levam uma mensagem importante de preservação, mas com humor e alegria. O grupo conquista a população, principalmente as crianças e planta uma semente de mudança de hábito muito importante para o futuro da cidade”, avaliou.
Para o diretor da Fundação Bradesco, Carlos Zacarias, a parceria com a Prefeitura de Manaus é essencial para desenvolver o projeto de educação ambiental, não apenas na sensibilização infanto-juvenil da escola, mas também na coleta seletiva adotada pela instituição. “Estamos iniciando este ano um projeto efetivo de formação de consciência ambiental, que passa pela coleta seletiva da escola. Queremos, não apenas ensinar a manter a cidade limpa, mas também a reciclar e gerar menos resíduos”, avaliou.
A Fundação Bradesco de Manaus atua na formação de 1.200 crianças na modalidade de educação básica e atende jovens e adultos para educação continuada no período noturno, movimentando, ao todo, mais de 3.000 pessoas. “Aqui a criança chega com 5 anos e sai com 18. Queremos que ela entenda o planeta de forma diferente e com mais responsabilidade”, ponderou Carlos Zacarias.
O grupo Garis da Alegria faz cerca de 10 apresentações por semana. Nesta quinta-feira, 10, eles estarão no centro comercial de rua do Jorge Teixeira, conhecido como Fuxico.
Fotos: Assessoria Semulsp
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014